Metais alcalinos
Por: Daniella Blanco • 29/6/2015 • Ensaio • 337 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
Objetivos:
- Objetivo geral: observar e descrever algumas propriedades de metais alcalinos.
- Objetivos específicos:
- verificar o comportamento do sódio metálico ao reagir com o ar e a água;
- testar a estabilidade térmica de nitratos;
- comparar a solubilidade de carbonatos alcalinos ao longo do grupo, assim como a variabilidade da solubilidade de haletos alcalinos.
Fundamentação teórica:
Os metais alcalinos fazem parte do grupo 1 na tabela periódica. Os metais alcalinos são Li, Na, K, Rb, Cs e Fr. Estão agrupados por possuírem propriedades físicas semelhantes, como a alta reatividade. Isso porque ao metais alcalinos possuem 1 elétron na camada de valência e têm tendência a perdê-lo, devido a baixa energia de ionização, formando cátions monovalentes.
Materiais e reagentes:
Materiais:
Pinça
Papel de filtro
Tubos de ensaio
Bico de Bunsen
Suporte para tubos de ensaio
Beckers
Reagentes:
Sódio metálico
Fenolftaleína
Nitrato de lítio
Nitrato de potássio
Água destilada
KI amidonado
Carbonato de sódio
Cloreto de lítio
Fluoreto de potássio
Procedimento experimental e resultados:
- Reação com água e ar
Primeiramente, foi realizada a verificação da reação de sódio metálico com o ar. Para isso, retirou-se um pequeno pedaço de sódio metálico (proveniente de um frasco com querosene) que foi colocado sobre um papel de filtro. O metal foi deixado em contato com o ar por cerca de 15 minutos. Após esse tempo, observou-se que uma fina camada esbranquiçada foi criada ao redor do pedaço de sódio metálico, indicando que houve uma reação de oxidação com formação de óxido de sódio (Na2O).
Posteriormente, verificou-se a reação de sódio metálico com a água. Esse procedimento foi realizado adicionando um pequeno pedaço de sódio metálico a um recipiente contendo água. Ocorreu uma reação rápida e muito exotérmica, com formação de uma chama acompanhada de um barulho, como um estalo, devido à liberação queima de H2. Há formação de solução incolor de uma base, NaOH, comprovada pela coloração rosa do meio com a adição de fenolftaleína.
O procedimento ocorre segundo a reação:
2Na(S) + 2H2O = 2NaOH(aq) + H2
...