Metas e ambiente de gestão financeira
Tese: Metas e ambiente de gestão financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Janinhas2 • 30/3/2014 • Tese • 865 Palavras (4 Páginas) • 510 Visualizações
1 – Objetivos e Ambiente da Administração Financeira
1.1 – Objetivos e Funções do Administrador Financeiro
A Decisão Financeira e a Empresa
Introdução
O objetivo da administração financeira é maximizar a riqueza dos acionistas da empresa. O administrador financeiro é o principal responsável pela criação de valor e pela mitigação de riscos e, para isso, se envolve nos negócios como um todo.
A função financeira,de modo geral, está organizada em duas áreas: gerência financeira e controladoria. A gerência financeira abrange atividades de administração de caixa, crédito e cobrança, risco, câmbio, investimento, financiamento, planejamento e controle financeiro, relacionamento com acionistas e investidores e relacionamento com bancos. A controladoria engloba atividades de administração de custos e preços, auditoria interna, avaliação de desempenho, contabilidade, orçamento, controle patrimonial, planejamento tributário, relatórios gerenciais e sistemas de informação financeira.
Para maximizar a riqueza dos acionistas, o administrador financeiro toma três decisões fundamentais: decisão de investimento, decisão de financiamento e decisões de resultados.
O administrador financeiro recebe várias denominações, tais como: vice-presidente de finanças, diretor financeiro, executivo financeiro, superintendente financeiro, supervisor financeiro, dependendo do porte e da natureza de cada empresa.
O campo de abrangência das finanças é amplo, incluindo o processo financeiro, o mercado financeiro, o mercado de capitais, os instrumentos financeiros, as finanças pessoais, governamentais e corporativas. Trataremos das finanças corporativas.
Finanças corporativas são as finanças que visam maximizar a riqueza dos acionistas das empresas; normalmente constituídas na forma de sociedade anônima de capital.
Algumas empresas constituídas na forma de cotas de responsabilidade limitada também podem ser objeto de estudo das finanças corporativas. Empresa brasileira constituída na forma de cotas de responsabilidade limitada que, por seu porte, requer uma boa governança corporativa.
Como oportunidade de carreira, o administrador financeiro pode atuar como analista de crédito e cobrança, gerente de projetos, gerente financeiro, controller, coordenador de planejamento e controle financeiro e analista de investimentos. Pode trabalhar em bancos, corretoras, distribuidoras, bolsas de valores, como consultor autônomo de investimentos, analista de risco, orientador de seguros, enfim, em diversos cargos que envolvam, direta ou indiretamente, gestão de recursos financeiros.
A administração financeira procura responder três questões fundamentais:
1. Quais investimentos de longo prazo você deve fazer?
2. Onde você conseguirá os financiamentos para viabilizar esses investimentos?
3. Como você obterá resultados que atendam às exigências dos acionistas?
Os administradores financeiros contribuem para o sucesso dos negócios empresariais ao darem respostas adequadas a essas questões. Nas decisões de investimento, por exemplo, criam, recebem e desenvolvem alternativas de negócios de longo prazo, com retornos favoráveis aos acionistas, buscando sempre a maximização da riqueza da empresa.
Essas alternativas podem se restringir a um ramo específico de negócios ou abranger vários setores da atividade econômica. Os investimentos podem ocorrer ao longo da cadeia produtiva da empresa, por exemplo, no caso das redes de supermercados, que investem em produzir suas marcas próprias como forma de tornar seus clientes fiéis e de diminuir a dependência de fornecedores.
As decisões financeiras ocorrem ao longo do tempo. Quando se referem às atividades normais da empresa, relacionadas aos pagamentos e recebimentos do dia a dia, são ditas decisões financeiras de curto prazo, conhecidas
...