Metodo Quantivos
Artigo: Metodo Quantivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2013251193 • 23/10/2013 • 647 Palavras (3 Páginas) • 464 Visualizações
A) ANÁLISE ESTATÍSTICA DE DADOS
ESTATÍSTICA: A estatística é a ciências dos dados. Ela nos fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados para a utilização deles na tomada de decisões. É objetivo da estatística: extrair informação de um conjunto de dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
Para melhor compreendermos os propósitos da Estatística, é necessário conhecermos as algumas definições básicas:
Estatística Descritiva: Os objetivos da estatística descritiva envolvem coleta, organização e descrição de um conjunto de dados quantitativos ou qualitativos. Com a construção de gráficos, tabelas e com o cálculo de medidas com base em uma coleção de dados numéricos, poderemos compreender melhor o comportamento da variável expressa na amostra estudada.
População: É a totalidade dos elementos, objetos ou pessoas que estão sendo considerados inicialmente.
Amostra: É todo subconjunto de unidades retiradas de uma população para obter a informação desejada. Uma amostra tem que representar e ter as mesmas características da população original, portanto, a amostra só traz informação sobre a população da qual foi retirada. Em outras palavras, a amostra é parte da população que é selecionada para análise. A preocupação central é que a amostra seja representativa da população inicial.
Atributos: Quando os dados estatísticos apresentam um caráter qualitativo, o levantamento e os estudos necessários ao tratamento desses dados são designados genericamente de estatística de atributo.
Variável: É uma condição ou característica das unidades da população. Por exemplo, a idade das pessoas residentes no Brasil, ou a classe social são variáveis. As variáveis são classificadas em dois tipos: Qualitativas e Quantitativas.
Variáveis qualitativas ou por atributos: Quando os dados são distribuídos em categorias mutuamente exclusivas. Seus valores são expressos por atributos: São exemplos de variáveis qualitativas: sexo, cor da pele, cidade de nascimento, tipo sanguíneo (O, A, B, AB), etc. Estas variáveis são classificadas em dois tipos:
Nominal (exemplo: gênero - masculino e feminino);
Ordinal (exemplo: classe social: A, B, C, D, E).
Variáveis quantitativas ou numéricas: Quando os dados são de caráter nitidamente quantitativo, e o conjunto dos resultados possui uma estrutura numérica. São exemplos de variáveis quantitativas: idade, estatura, taxa de colesterol, etc. As variáveis quantitativas ou numéricas são classificadas em dois tipos:
Variável Discreta: A variável discreta só pode assumir apenas valores inteiros. São exemplos de variáveis discretas: número de filhos (0, 1, 2, 3, etc.), número de estudantes em uma sala de aula, etc.
Variável Contínua: A variável contínua pode assumir qualquer valor num dado intervalo. Exemplo de variável contínua: peso de uma pessoa (60,50 Kg).
Dados Brutos: É uma tabela ou relação de elementos que não foram numericamente organizados. É
...