Metodologia Do Trabalho Academico
Dissertações: Metodologia Do Trabalho Academico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adwords • 28/3/2014 • 1.739 Palavras (7 Páginas) • 1.368 Visualizações
Elementos pré-textuais
Os elementos pré-textuais antecedem o texto propriamente dito, constituídos de informações necessárias à identificação do trabalho.
Tendo em vista o sentido literal da expressão “pré-textuais”, cabe ressaltar que se trata daqueles elementos que antecedem o texto propriamente dito, sendo esses constituídos de informações necessárias à identificação do trabalho em evidência. Nesse sentido, o objetivo do artigo em pauta é deixá-lo (a) bem informado (a) acerca dos pressupostos relativos a esta parte tão importante do seu trabalho.
Lembrando que alguns elementos, consoante às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), são obrigatórios, sendo que outros são concebidos como opcionais.
Capa – Considera-se como elemento obrigatório, o qual deve se constituir dos itens relacionados numa ordem sucessiva, evidenciados abaixo:
• Nome da instituição na qual foi realizado o trabalho (de caráter opcional);
• Nome do autor;
• Título e subtítulo (esse segundo, caso haja);
• Número de volumes, sendo que no caso de haver mais de um, em cada capa deverá constar a identificação do respectivo volume.
• Local (cidade) da instituição na qual o trabalho deverá ser apresentado;
• Ano da entrega.
Segue exemplo:
Folha de rosto – Elemento também obrigatório, no qual deve conter as informações já evidenciadas na capa, acrescidas das informações essenciais que dizem respeito à origem do trabalho. Exemplo:
Folha de aprovação– Considerada um elemento obrigatório, localizada logo após a folha de rosto, constituída das seguintes partes:
• Nome do autor;
• Título e subtítulo, caso haja;
• Natureza;
• Objetivos;
• Nome da instituição;
• Área de concentração;
• Data da aprovação;
• Nome, titulação, assinatura dos componentes da banca e instituições de que fazem parte.
Segue modelo representativo:
Dedicatória – Tal parte é também considerada opcional, cujo objetivo se destina à homenagem direcionada a pessoas consideradas especiais por parte do autor.
Exemplo: Dedicamos este trabalho a todos àqueles que contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho, que nos deram força e nos motivaram para chegarmos até aqui.
Agradecimento – Idem ao elemento anterior em relação à obrigatoriedade, essa parte se destina ao sentimento de gratidão por parte do autor do texto, endereçada a pessoas as quais são consideradas especiais, importantes para ele.
Exemplo:
A Deus acima de tudo, por estar presente em nossas vidas, nos guiando e nos dando forças para alcançarmos nossos sonhos!
Aos nossos pais, que foram nossos alicerces, nos encorajando a superar nossos desafios, e nos motivando a subir cada dia um novo degrau. Aos professores, que nos direcionaram, e todos os que contribuíram na decorrência deste trabalho.
Epígrafe – Elemento opcional, cujo objetivo é fazer alusão a frases ditas por outrem, tais como um escritor, um filósofo, nas quais o discurso tem semelhança com o apresentado pelo texto.
Exemplo:
Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.
Charles Chaplin
Resumo em Língua Portuguesa – Elemento de uso obrigatório, consiste em explanar acerca das principais ideias abordadas no texto. Esse deve conter no máximo 250 palavras (aproximadamente 15 linhas).
Resumo em língua estrangeira - Caracteriza-se como um item obrigatório, o qual se destina a visualização por parte de pessoas dominantes de outro idioma.
Lista de abreviações – Também opcional, destina-se à exposição sequencial das ilustrações contidas no trabalho, tais como gráficos, tabelas, fotografias, entre outras. Nela deve conter o nome da ilustração e a página em que se encontra.
Lista de abreviações e siglas – De forma opcional, apresenta-se também como um norte conferido ao leitor, no sentido de deixá-lo a par de todos os aspectos nela contidos, como, por exemplo: ABNT – Associação brasileira de Normas e Técnicas.
Sumário – de natureza obrigatória, o sumário tem por objetivo evidenciar o título de cada seção referente ao trabalho, seguido do número da página em que se encontra. Segundo a ABNT, esse se define por "Enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede" (NBR 6027).
Elementos textuais
Todas as partes que constituem o trabalho acadêmico são de igual importância, essenciais a ele.
Compreendendo a Introdução, o Desenvolvimento e as Considerações finais, os Elementos Textuais deixam evidentes ao leitor todos os argumentos firmados, fazendo-o crer que tudo o que foi abordado tem sentido.
Introdução
“É a parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho”. ABNT NBR 14724 (2005, p. 6).
Para dar início ao desenvolvimento é preciso retomar o projeto de pesquisa. Nele você elucida acerca de tudo aquilo que planeja executar na pesquisa, retratando a importância do tema, a problemática abordada, a justificativa, objetivos, metodologia e referencial teórico no qual se embasará para construir suas ideias, expor seus posicionamentos.
Feito isso, especificamente mais ao final do texto, torna-se necessário que você explane de forma sucinta os tópicos abordados no interior do trabalho, de forma a deixar o leitor informado acerca do que encontrará pela frente, permitindo-lhe ter uma visão
...