Metodos De Alfabetização
Monografias: Metodos De Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: narq • 13/3/2015 • 311 Palavras (2 Páginas) • 294 Visualizações
Revisitando os Métodos de Alfabetização
Alfabetização
É o processo que consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações.
Alguns métodos de alfabetização
O processo de alfabetização se inicia muito antes da criança entrar na escola, pois antes disso ela já possui contato com seu meio social, que lhe permite adquirir conhecimentos como a própria linguagem verbal, entre outros.
O processo de alfabetização se inicia muito antes da criança entrar na escola, pois antes disso ela já possui contato com seu meio social, que lhe permite adquirir conhecimentos como a própria linguagem verbal, entre outros.
Diferentes teoria de aprendizagem
1. As diferentes teoria de aprendizagem se propõem a explicar como a criança aprende: por associação (estímulo-resposta), pela ação do sujeito sobre o objeto do conhecimento (construtivismo), pela interação do aprendiz com o objeto do conhecimento intermediado por outro sujeito (sociointeracionismo).
As condições inadequadas de ensino:
1. Jornada escolar insuficiente, despreparo dos professores, métodos inadequados ou mal aplicados, material didático desinteressante, falta de bibliotecas e sala de leitura etc.
Fatores extra-escolares
1. Decorem da pobreza das famílias:
2. Ingresso tardio na escola, freqüência irregular, falta de recursos na compra de material didático, pais analfabetos, pouca ou nenhuma cooperação entre a escola e as famílias.
Mudam os tempos, mudam os leitores
Ao longo do tempo em diferentes meios sociais variam ou tipos de leitor projetados pela sociedades cultivados pela escola.
Tempos de ensinar a ler
A metodologia não é mais a questão central ou a mais importante na área da alfabetização, mas quem se propõem a alfabetizar, baseados ou não no construtivismo, deve ter um conhecimento básico sobre os princípios teórico-metodológico da alfabetização, para não ter que inventar a roda.
A querela dos métodos
Segundo Smith(l999), estudioso da leitura a partir da perspectiva psicolingüística, todos os métodos podem dar certo com algumas crianças, mas nenhum deles é eficaz
...