Michael Faraday
Artigo: Michael Faraday. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pallomafm • 13/11/2013 • 475 Palavras (2 Páginas) • 581 Visualizações
Michael Faraday
Michael Faraday nasceu em 22 de setembro de 1791, em Newington Butts, Surrey, em Londres. Seus pais, James Faraday e Margaret Hastwell, já tinham dois filhos, Elizabeth e Robert e enfrentavam dificuldades financeiras para proporcionar boa formação educacional para os filhos. Quando Faraday estava com cinco anos a família se mudou para Londres e o salário de James, que trabalhava como ferreiro, mal dava para sustentar a todos. A situação financeira da família se agravou quando James faleceu em 1809, vítima de uma doença, provocando também uma precoce inserção de Faraday no mundo do trabalho. Aos 13 anos, Faraday havia aprendido somente o necessário para ler, escrever e um pouco de matemática, mas já trabalhava ajudando no transporte do material e nas encadernações em uma livraria, de propriedade de um francês chamado G. Riebau. Esse trabalho lhe proporcionou um amplo contato com livros e despertou sua curiosidade e interesse pelas ciências. Ele lia todos os livros que lhe permitiam e tal dedicação chamou a atenção até mesmo de clientes da livraria.
BLINDAGEM ELETROSTÁTICA
O que vem a ser uma blindagem eletrostática, por hora vamos imaginar um condutor oco, ou seja, uma caixa metálica, quando um corpo como este é eletrizado, as cargas elétricas tendem rapidamente a se localizar em sua superfície externa, distribuindo-se de modo a tornar nulo o campo elétrico em todos os pontos do interior do condutor. Desta maneira, uma cavidade no interior de um condutor é uma região que não será atingido por efeitos elétricos produzidos internamente, desse modo, em dias de chuva, é favorável estar dentro de um carro, certamente estará seguro de raios. Podemos ver então que ao encostar os canudos, teremos uma blindagem eletrostática e quando retornamos a configuração anterior temos carga nas duas superfícies.
GAIOLA DE FARADAY
Em tempos, Michael Faraday, cientista que viveu no século XIX, desenvolveu uma proteção contra descargas atmosféricas, este dispositivo, nada mais é, do que um cubo feito de tela de fio condutor (arame, por exemplo). Quando um raio cai sobre a tela, cada "quadrícula" da malha metálica funciona como uma espiral de bobina. A reação do raio torna o campo eletromagnético dentro da gaiola nulo, desviando para a Terra a corrente gerada. Dizem os historiadores que, quando Faraday revelou a sua descoberta à comunidade científica da época, os seus colegas zombaram da sua teoria. Faraday acabara de se tornar pai de um saudável bebê. Para provar as suas convicções, ele pegou no seu filho e, cobrindo-lhe os olhos com um pano escuro, colocou-o dentro de uma gaiola metálica. Diante das autoridades científicas, Faraday ligou um autotransformador, cujo secundário estava próximo da gaiola aterrada. Após elevar a tensão para milhares de Volts, várias descargas (raios) atingiram a gaiola. Quando o transformador foi desligado, retirou o seu filho ileso da gaiola, para espanto de todos. O princípio de Faraday é utilizado tanto para alta quanto para baixa tensão.
...