TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Michelebanks

Exames: Michelebanks. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  6.223 Palavras (25 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 25

Danilo Silva de Abreu – 10541055-5

A Teoria Geral da Administração

e suas Abordagens

Rio de Janeiro, 2007.

INDICE

Introdução 03

Abordagem Clássica 04

Abordagem Humanística 07

Abordagem Neoclássica 09

Abordagem Estruturalista 12

Abordagem Comportamental 14

Abordagem Sistêmica 17

Abordagem Contingencial 21

Conclusão 22

Bibliografia 23

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa resumir de modo básico e claro os conceitos que envolvem a Teoria Geral da Administração e suas respectivas abordagens – Clássica, Humanística, Neoclássica, Estruturalista, Comportamental, Sistêmica e Contingencial – tendo por base o livro recomendado pelo professor Evandro e outras fontes de pesquisa que serão mencionadas na bibliografia deste.

Partindo da moderna premissa de que ‘’ Administração é o ato de trabalhar COM e ATRAVÉS de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros’’, tem-se a noção do aspecto global que o tema exerce na sociedade histórica e atualmente.

ABORDAGEM CLÁSSICA

A origem da Abordagem Clássica da Administração está nas conseqüências geradas pela Revolução Industrial, sobretudo no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, e na necessidade de aumentar a eficiência, competência e qualidade das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer frente à concorrência e competição que se passavam entre as empresas.

Dividiu-se em duas vertentes:

- Administração Científica (Frederick Winslow Taylor, americano).

- Teoria Clássica (Henry Fayol, europeu).

A Administração Científica, ou Taylorismo, surgiu tendo como enfoque a Produção. Taylor percebeu que um operário médio produzia menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponível. Concluiu-se que o operário não produzia mais, pois seu colega também não produzia. Surgia então a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais.

Através de seu livro “Shop Management” (algo como “gerenciamento de loja”), Taylor defendia pontos de vista como o de que o objetivo de uma boa administração era pagar salários altos e ter baixos custos unitários de produção, ou ainda de que os empregados deveriam ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho sejam cientificamente selecionados, para que as normas possam ser cumpridas. Itens que hoje em dia são tão vitais para a Administração como o Oxigênio para nossa respiração. Taylor foi pioneiro em sua tarefa, haja vista o colapso no qual se encontravam as empresas no início da Revolução Industrial. Ele, engenheiro norte-americano, conseguiu acompanhar a evolução dos mercados, detectando como problema principal a falta de planejamento das empresas.

Num segundo momento, Taylor concluiu que a racionalização do trabalho do operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa. Via a necessidade premente de aplicar métodos científicos à administração, para garantir o alcance de seus objetivos de máxima produção a mínimo custo. Essa tentativa de substituir métodos arcaicos e sem fundamento pelos métodos científicos em todos seus sentidos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT), cujos principais aspectos eram a seleção científica do trabalhador – levando em conta suas aptidões para exercer determinada função -, planos de incentivo salarial, trabalho em conjunto, divisão de planejamento para gerentes e execução para operários, definição de cargos e tarefas, atividades de supervisão, busca da eficiência e padronização dos métodos e processos de trabalho. Ou seja, Taylor com a sua ORT foi o primeiro a definir um método, um caminho, uma diretriz para que as empresas passassem a terem resultados como conseqüência de planejamento.

Henry Ford, fundador da Ford Motor Co. é o principal seguidor das idéias de Taylor. Ford criou o primeiro carro popular, plano de vendas, estabeleceu pisos salariais e definição de jornadas de trabalho, além de produzir desde a matéria prima até o produto final acabado.

Assim como Taylor, o engenheiro educado na França Henri Fayol foi o maior teórico da perspectiva clássica, introduzindo as funções da administração aplicadas e aceitas no mundo todo e redigiu os Princípios Gerais da Administração. A diferença é que Fayol era apenas um teórico, enquanto Taylor “pôs a mão na massa”.

Fayol tinha como princípios a Especialização do Trabalho, a definição de Autoridade e Responsabilidade, Disciplina e Unidades de Comando e de Direção, Subordinação do interesse individual ao interesse geral, remuneração do pessoal, centralização, hierarquia, ordem, estabilidade do pessoal, iniciativa e união. Seu enfoque era Gerencial, com ênfase na estrutura da organização.

ABORDAGEM HUMANÍSTICA

A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos como conseqüência imediata das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração. Teve como base a necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano e de desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia.

Em linhas gerais, a experiência de Hawthome foi um estudo de quanto e como fatores como ambiente influenciavam a produtividade dos trabalhadores. Foi observado que o nível de Produção é resultante da Integração Social e não da capacidade física ou fisiológica do empregado (como afirmava a teoria clássica), mas por normas sociais e expectativas que o envolvem. É a capacidade social do trabalhador que estabelece seu nível de competência e de eficiência. Quanto mais integrado socialmente no grupo de trabalho, maior seria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com