TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micrografia

Tese: Micrografia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Tese  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

MICROGRAFIA

E o estudo dos produtos metalúrgicos, com auxílio de microscópio com aumento maior de 10 vezes, visa a determinação de seus constituintes e de sua textura.

Este estudo também é feito em superfícies polidas e, em geral, atacadas por um reativo adequado. Convém esclarecer que os metais, de um modo geral, são agregados cristalinos cujos cristais ,perfeitamente justapostos e unidos tanto podem ser quimicamente idênticos, como de composição química diferente.

Esses cristais chamam-se geralmente grãos em virtude de sua conformação, mas quando apresentam formas ou aspectos particulares, podem chamar-se nódulos, veios, agulhas, glóbulos, etc.

Neste estudo através da micrografia observaremos dois aços mais usuais na indústria metal mecânica e suas características o aço 1020 e o aço 1045.

O SAE 1020 é um dos aços ao carbono mais comum utilizado.

Como aço para cementação com excelente relação custo benefício comparado com aços mais ligados para o mesmo propósito.

Verifica –se na imagem a presença de Ferrita sendo identificada como as partes pretas e Perlita parte branca possui excelente plasticidade e soldabilidade após cementação é beneficiado, mas possui menor capacidade de endurecimento.

Figura 1: Aço 1020.

Composição Química:

Possui uma dureza baixa equivalente a 38,16 HR:

O SAE 1045 é um aço para beneficiamento com temperabilidade baixa, ou seja, baixa penetração de dureza na seção transversal, não recomendando seu uso para seções superiores a 60 mm.

Nota-se que esta microestrutura é mais escura em relação ao aço SAE 1020, por ter maior concentração carbono ocorrendo a formação de Ferrita.

Possui uma boa relação entre resistência mecânica e resistência à fratura é utilizado em geral com durezas de 180 a 300 HB para grandes seções utilizar o tratamento térmico de normalização

Figura 2: Aço 1045.

Composição Química:

Com o auxílio da técnica apropriada, consegue-se tornar visível a textura microscópica do material, pondo assim em evidência os diversos grãos de que é formado suas respectivas percentagens, suas dimensões, arranjo e formato, e a interpretação destes dados constituem o escopo do exame micro gráfico dos metais.

A importância deste exame decorre do fato de que as propriedades mecânicas de um metal dependerem não só de sua composição química como também de sua textura com efeito, um mesmo material pode tornar-se mole, duro, duríssimo, quebradiço, elástico, tenaz, etc., conforme a textura que apresentar é que lhe pode ser dada por meio de trabalhos mecânicos ou tratamentos térmicos adequados.

A preparação dos corpos de prova para micrografia as técnicas de preparação das amostras são semelhantes as da macrografia, apenas com algumas particularidades em função do aumento que a amostra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com