Microstructure
Resenha: Microstructure. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eduardobartira • 25/5/2014 • Resenha • 303 Palavras (2 Páginas) • 162 Visualizações
A microestrutura dos materiais (cristalinos) é, na maioria dos casos, constituída de fases cristalinas e de defeitos cristalinos tais como contornos de grãos, contornos de subgrãos, contornos de maclas, defeitos de empilha-mento, interfaces, discordâncias e defeitos puntiformes. Alguns materiais, como as cerâmicas tradicionais, apresentam na sua microestrutura frações volumétricas consideráveis de fase vítrea (amorfa) e de poros.
O conhecimento da estrutura, composição, quantidade, tamanho, mor-fologia, relações de orientação e distribuição das fases, assim como da natu-reza, quantidade e distribuição dos defeitos cristalinos, são de extrema valia para o entendimento e, às vezes, até para a previsão de numerosas proprieda-des dos materiais.
Muitas propriedades dos materiais, tais como limite de escoamento, limite de resistência, tenacidade à fratura, resistência ao desgaste e resistên-cia à corrosão são fortemente dependentes da microestrutura.
Outras propriedades, tais como ponto de fusão, módulo de elasticidade, densidade e coeficiente de dilatação térmica, são fracamente dependentes da microestrutura. Estas propriedades são mais dependentes da distribuição ele-trônica, do tipo de ligação química predominante, e da estrutura cristalina.
A microestrutura dos materiais é determinada basicamente pela sua composição e pelo seu processamento. Por exemplo, a microestrutura de uma liga metálica (e grande parte das suas propriedades) depende da sua composi-ção química, do teor de impurezas, das condições de solidificação (da tecno-logia de fundição empregada), do processo de conformação mecânica, dos tratamentos térmicos e assim por diante.
A caracterização da microestrutura dos materiais exige naturalmente a utilização de numerosas técnicas complementares de análise microestrutural tais como difração de raios x, microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura, microscopia eletrônica de transmissão, microssonda eletrônica e numerosas técnicas indiretas.
A ciência dos materiais é o elo de ligação entre as ciências básicas e a engenharia de materiais. A transformação dos conhecimentos fundamentais da ciência dos materiais em tecnologia leva então à engenharia dos materiais, que trata do levantamento das propriedades macroscópicas e das aplicações
...