Minerio De Ferro
Artigo: Minerio De Ferro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandojm • 26/11/2014 • 1.499 Palavras (6 Páginas) • 465 Visualizações
Minério de Ferro
O nome "ferro" deriva do latim "ferrum", enquanto o anglo-saxónico "iron" tem origem no escandinavo "iarn". Tem-se indícios do uso de ferro procedente de meteoritos, quatro milênios a.C., pelos sumérios e egípcios. Na pré-história descobriram alguns objetos de ferro em explorações arqueológicas na pirâmide de Gizé, no Egito; na China, estima-se que a utilização do aço remonta a 2550 a.C.. Também nos é indicado pelos poetas védicos que os seus antepassados pré-históricos possuíam o ferro, e que os seus artesãos já tinham adquirido técnica considerável na transformação de ferro em utensílios. O minério de ferro tem importância histórica como, por exemplo, o uso deste mineral como suporte para a Revolução Industrial, iniciada em meados do século XVIII. Desde a sua origem e aperfeiçoamento, o ferro contribui para as conquistas da humanidade, beneficiando a era moderna com o surgimento do aço, que se tornou importante elemento no dia a dia das pessoas.
Os minérios de ferro são rochas que através delas pode ser obtido o ferro de maneira viável. O ferro em geral se encontra em forma de óxidos ,como a magnetite e a hematite ,ou como um carbonato , a siderite.
O teor de ferro varia em cada minério de ferro consoante o mineral ferrífero , são exemplos de minérios de ferro:
Hematita ( Fe2O3)
Magnetita ( Fe3O4)
Limonita (2Fe2O3.3H2O )
Siderita (Fe2CO3 )
Perita ( FeS2 ) , etc...
O ferro é um dos elementos mais abundantes no universo , sendo encontrado desde o centro da terra , junto ao níquel , ate mesmo em meteoritos vindos do espaço.
Sendo um material maleável , que pode mudar de estado e ser manuseado , permitindo se trabalhar de diversas formas , provocou intensas mudanças na historia da humanidade , de tamanha importância que um período da historia ficou conhecido como “Idade do Ferro” , onde ele passou a ser usado no lugar de bronze na construção de ferramentas, utensílios e armas.
Hoje o minério de ferro esta presente em nosso dia-a-dia de tal forma que é praticamente impossível tirá-lo de nossas vidas. É a matéria prima do aço usado na produção de ferramentas, maquinas , veículos , além de possuir muitas outras aplicações.
As reservas de minério de ferro alcançam cerca de 380 bilhões de toneladas , que estão concentradas em poucos países , sendo que cinco deles detem 77% do potencial de extração do produto.
O Brasil é o segundo maior produtor de minério de ferro , conforme o U.S.Geological Survy e a UNCTAD( Conferencia das Nações Unidas para o comercio e o Desenvolvimento ).Os três maiores produtores são China, Brasil e Austrália.
As maiores empreses produtores no Brasil são : Vale com 84,52% , CSN com 5,45% , Samarco com 6,29% , MMX com 2,03% e Usiminas com 1,71%.
Os principais estados produtores no Brasil são :
MG (67%) , PA( 29,3%) , outros (3,7% ).
A mineração do ferro representa a mais importante atividade mineral do país pelos recursos financeiros envolvidos, desde a prospecção mineral para definir os jazimentos minerais até a comercialização dos produtos comerciais de minério de ferro, participando com destaque dos investimentos prospectivos, na mão-de-obra envolvida, na arrecadação de impostos e na arrecadação da compensação financeira pela exploração de recursos minerais (CFEM), assim como no comércio exterior gerando importante divisas, e envolvendo atividade com uma logística de transporte rodoviário, ferroviário e marítimo. A atividade além de desenvolver as comunidades do entorno das minas, favorece o desenvolvimento de outras atividades ao longo das vias de escoamento do minério ou traz para junto das minas as atividades de aproveitamento do minério, foi assim com o “Quadrilátero Ferrífero”, em Minas Gerais que atraiu as siderúrgicas que constituem o “Vale do Aço”, como também no distrito mineiro de “Carajás” que além de atrair a produção siderúrgica para o entorno do seu caminho para o m
ar, cria nas periferias dos portos de embarque outras atividades de aproveitamento (pelotização) e transformação mineral (siderurgia). É assim pelo efeito multiplicador, que o minério de ferro se constitui na mais importante atividade mineral e como objeto do Projeto Estal , ,espera tirar do seu histórico as diretrizes de um desenvolvimento
sustentável que mantenha a atividade no futuro, como um importante vetor de colaboração, para fazer da população brasileira esperada de 216.410 mil pessoas em 2030, atingir a uma renda per capita estimada em US$ 29,2 mil conforme estimado no Cenário Inovador relativo ao RT 01 do projeto ESTAL e um padrão que coloque o país na classe dos países desenvolvidos.
Modos de ocorrência na natureza
O minério de ferro é o recurso mineral metálico extraído em maior volume da crosta da Terra. O ferro é um dos elementos maiores da crosta da Terra, situando-se entre os mais abundantes. Apresenta clarke de 5,6% ou 56.300 ppm (partes por milhão), ele indica o conteúdo normal médio de um elemento químico na crosta continental da Terra.
A abundância do elemento Fe propicia a ocorrência de depósitos e a acumulação de minérios em diversos ambientes geológicos e em vários territórios. No entanto, jazidas contendo minérios de alta qualidade, com características tecnológicas para o desenvolvimento de minas e para o aproveitamento na siderurgia, são menos comuns. Essas jazidas foram acumuladas pela ação de processos geológicos que atuaram na gênese do minério e tornaram-se minas diante das condições econômicas e logísticas para a produção.
Utilização na Metalurgia
...