Mobilidade Social
Trabalho Universitário: Mobilidade Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BILBA • 30/3/2014 • 2.588 Palavras (11 Páginas) • 460 Visualizações
a mobilidade social nas areas fronteira com realação aos jovens devem sser revistas
deacordo com os novos comportamento as serem imposnto nesta sociedade!
Atividade labvorativa, e comportalmente desenvolvida e um ponto de partuda para estudos quanto a mobilidade social deste jovens
ASSIM E RELAMENTE NECESSARIO A PESQUQISA DE CAMPO PARA APURAR DADOS E QUESTIONAMENTOS PARA RESOLUÇÃO DESTES NOVOS
AS FRONTEIRAS NA SOCIEDADE: EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO FORMA DE ULTRAPASSAR PRECONCEITOS E DE ACESSO A MOBILIDADE SOCIAL E LABORAL NA SOCIEDADE
FOZ DO IGUAÇU
2013
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Campus de Foz do Iguaçu
Flávia Barbosa Braga
AS FRONTEIRAS NA SOCIEDADE: EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO FORMA DE ULTRAPASSAR PRECONCEITOS E DE ACESSO A MOBILIDADE SOCIAL E LABORAL NA SOCIEDADE
Proposta de Investigação Científica do Programa de Mestrado
Área de Concentração: Sociedade, Cultura e Fronteiras
Linha de pesquisa: Trabalho, Política e Sociedade
FOZ DO IGUAÇU
2013
INTRODUÇÃO
O sistema educacional é um dos mais importantes instrumentos de socialização nas sociedades modernas.Por meio desse sistema, é possível formar o caráter de um povo e inculcar valores que podem ser assumidos pelos indivíduos como característicos da cultura, incorporando-os ao estereotipo que eles tem de si mesmos.
A educação é uma das atividades básicas das sociedades humanas; é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, costumes e habilidades ao mais jovens.
Entre as mais importantes funções da educação estão: preparar as pessoas para o desempenho de papeis ocupacionais; preservar a cultura, passando-s a de geração a outra; estimular a adaptação pessoal e melhorar os relacionamentos sociais; permitir ao estudante expandir seus horizontes intelectuais e estéticos.
Atualmente observa-se que os jovens não demonstram reconhecer na educação, o meio pelo qual pode ser utilizado como ascenção social e portanto laboral.
A divisão social do trabalho que ocorre nas sociedades humanas confere diferentes papeis ocupacionais e profissionais aos indivíduos.Esse ao desempenhar de forma adequada, promovem o funcionamento da sociedade em sua totalidade.
Ressalta-se que cada vez mais a questão da educação esta sendo deixada de lado pelos jovens seja por causa do apelo ao consumo ou a necessidade de auxiliar a familia financeiramente, de forma prematura abandonam a escola, para introdurzir-se no mercado de trabalho, ganhando pouco e laborando e certos tipos de trabalho inadequados para sua cidade.
Deixando de lado o espaço educacional, que realmente lhe possibilitaria acessão dentro da sociedade, e possibilidade de conquistas na área laboral.
Como manter o jovem em sala de aula? Como conscietizar da necessidade do aprendizado não so para o jovem estudante como para sua familia.
JUSTIFICATIVA
O presente trabalho tem como ideia central como fundamentar e demonstrar aos jovens a importância da escola em sua vida, como também a mudança de sua postura na escola ou seja dentro da escola, dos professores, colegas. O que realmente representa na sua vida cada aula, cada disciplina, o seu tempo aplicado aos estudos. Este tempo como forma de transpor barreiras ultrapassar fronteiras dentro da sociedade, como forma de mobilidade social e laboral.
Assim os educadores viram-se diante de problema tão radical: como antecipar o modelo de sociedade para gerações que atualmente frequentam as escolas? como motiva-los a seguir em frente? como demonstrar a importância da escola nas suas vidas? A escola, educação como forma de qualidade do seu presente e do seu futuro.
O numero de jovens que chegam ao ensino médio, e os que conseguem terminar o ensino médio e ainda aqueles que chegam ao ensino superior, é um numero extramente pequeno.
E mesmo diante deste numero tão inexpressivo, a sociedade não demonstra sua indignação, não observa a real importância que a educação tem para que estes jovens.Quanto mais jovens estudando, e conscientizando-se que é através da educação que suas vidas terão sentido, que é desta forma que poderão fazer parte da sociedade da forma que buscam e que desta forma vão ultrapassar fronteiras dentro da sociedade tão capitalista. E ainda que desta forma todos teremos menos violência, um pais mais desenvolvido.
A falta de incentivos na área de educação começa com os baixos salários dos professores, falta de estrutura apropriada nas escolas, livros e outros mais, tão necessários para que haja realmente um desenrolar na área educacional.
Rui Barbosa enxergou a educação como um elemento indispensável ao progresso da sociedade brasileira. Discutiu o tema em diversas conferências realizadas no parlamento e em suas campanhas políticas, pois, considerava a educação um assunto de primeira ordem a ser debatido em conjunto com outras questões sociais, a entendia inserida num processo civilizatório necessário a todas as nações que buscavam desenvolvimento industrial e modernização.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Analisar e demonstrar a importância do processo de educação como fator desencadeador na mobilidade social e laboral na vida do jovem.
Objetivos específicos
Identificar os problemas educacionais;
Demonstrar a importância da educação para a questão da mobilidade social e laboral;
Compreender
...