Modelo de artigo
Por: João Paulo Lima • 18/2/2016 • Resenha • 1.753 Palavras (8 Páginas) • 392 Visualizações
[pic 1][pic 2]
ESTADO DE MATO GROSSO[pic 3]
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Acadêmicos:
João Paulo Lima, Anderson Ramos, Herik Motta, Hellison Romero e Luiz Eduardo
Curso:
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Disciplina:
Organizações, Sistemas e Métodos
Professor:
Geni Mello
Cáceres, MT
2014
RESENHA
O autor Tadeu Cruz na terceira edição do livro Organizações Sistemas e Métodos apresenta os três tipos de analistas de uma organização na atualidade, analista de negócios, analista de processos e analista de sistemas, e também explica como é feita a analise de um processo. Ele também apresenta a importância do controle da qualidade, com enfoque na ISO 9000.
Os profissionais responsáveis pela analise e elaboração do processo produtivo de uma empresa são apresentados por Cruz, o analista de negócios, que é o funcionário que através da analise de tendências e oportunidades cria e recria produtos e serviços, seguido do analista de processos que elabora, melhora e oficializa o começo, meio e fim do processo deste negócio, e complementarmente o analista de sistemas, que define o sistema de automatização de fluxo de produção deste novo negócio.
O livro apresenta também o conceito de processo enquanto forma de um conjunto de atividade transformar insumos, ou seja, a matéria-prima da entrada, em produtos, com qualidade e valor agregado, para serem entregues a clientes, tudo isto com a utilização de recursos e dentro de um tempo estimado, seguindo-se metas e tendo em vista determinados nichos de clientela.
Cruz aconselha que inicialmente deve se levantar dados através de entrevistas, para elaboração ou estudo do processo de uma organização, que permitam que os entrevistados e expresse livremente havendo uma relação profissional de naturalidade e neutralidade do entrevistador quanto ao entrevistado. Questionários também são ferramentas poderosas de levantamento de dados, ou ainda através de observação em campo, que partir dela pode se observar a atividade de objeto de analise de observação em campo, possibilitando a obtenção de dados mais necessários e objetivos.
A comunidade econômica européia, e posteriormente o resto do mundo, adotou em seu mercado a ISO 9000, que consiste em normas de padronização de qualidade. A ISO 9000 traz um conjunto de normas que buscam organizar a empresa com um todo, importando se com seu processo produtivo, entre elas pode se citar as normas de orientação e suporte, ISO 8402 (consiste no glossário da ISO 9000), a ISO 9000-1( orientada toda a implantação da ISO 9000), a ISO 9000-2 (apresenta as diretrizes gerais) a ISO 9000-3(dá as diretrizes da aplicação da ISO 9001 quanto ao software), ISO 9000-4 (guia de gestão da confiabilidade, mantenabilidade e suporte do produto), e as de regulamentação propriamente dita,ISO 9001 no que refere ao controle de projetos), a ISO 9003( qualidade na inspeção e em testes),a ISO 9004 (Conjunto de diretrizes para gestão de qualidade e elementos do sistema de qualidade). Esta ultima são as normas que estabelecem certificação, de forma individual. Há também outras normas correlatadas que tratam de auditoria e mediação.
Cruz apresenta também os quaro níveis de manuais de documentação da qualidade: os manuais da qualidade, manuais de procedimentos, manuais de instrução de trabalho e manuais específicos.
Os principais fundamentos da análise administrativa são o diagnóstico situacional das causas que busca identificar o clima e a estrutura da organização, os métodos e processos de trabalho e a intervenção planejada que é o estudo das soluções dos problemas.
Sensibilizar é tornar uma pessoa integrante de um processo de mudança, é permitir o sim e o não, a crença e a descrença. Para o cumprimento de uma boa analise organizacional, os gerentes e responsáveis por estudos têm a sua disposição três instrumentos: a entrevista, o questionário e a observação pessoal. A etapa zero antecede os momentos de identificação das demandas, de coleta de dados e informações. Isto quer dizer: o gerente (ou gestor), ao projetar a sua estratégia de envolvimento num dado estudo, deve estar adequadamente preparado para expor às pessoas o objeto de seu estudo, portanto, ser conhecedor, sobretudo, de abordagens comportamentais. Não é apenas o aspecto visual e de conforto que deve prevalecer no estudo do aproveitamento do espaço físico; mais do que isso, importa o fluxo existente entre pessoas e papeis, genericamente falando.
Os indicadores de problemas de layout são: demora excessiva, fluxo confuso do trabalho, excessiva acumulação, má projeção de locais de trabalho, e perda de tempo no deslocamento de uma unidade a outra. Os objetivos são: obter um fluxo eficiente de comunicação administrativa, obter um fluxo de trabalho eficiente, facilitar a supervisão, reduzir a fadiga do empregado no desempenho de sua tarefa, impressionar favoravelmente os cliente e visitantes, e aumentar a flexibilidade para as variações necessárias. Antes de iniciada a série de etapas que culminará com a adoção do layout, convém ao responsável colher certas informações: detalhes do executado em cada unidade, quantidade de pessoal empregado, necessidade de comunicação entre as pessoas, necessidade de arquivamento e armazenagem, isolamento auditivo e visual, compartimentação (isolamento físico), portas e janelas, status obtido pela localização de mesas e cadeiras, e quantidade e tipos de máquinas e equipamentos.
O formulário pode ser definido que transporta informações de uma pessoa para outra, de uma unidade para outra, ou de uma empresa para outra e é a materialização do dado, da informação, armazenada ou disseminada, veiculada por pouco período de tempo ou não. Os indicadores de análise de desempenho de formulários são: contínua dificuldade na compreensão e preenchimento, formação de filas, permanência de problemas após a racionalização do trabalho, e demora na utilização. O objetivo do formulário é a análise e o desenho de formulários não tem como objetivo apenas corrigir as falhas, mas também prover uma forma de transmissão, assimilação e armazenamento da informação. Algumas estratégias são usadas na análise e desenhos de formulários, essas estratégias são: questões abrangentes, questões específicas e questões de integração.
...