Modelo de trabalho
Por: whiteman • 6/3/2017 • Trabalho acadêmico • 2.386 Palavras (10 Páginas) • 259 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
CAMPUS PORTO VELHO CALAMA
NOME DO ALUNO
TÍTULO
Porto Velho-RO, 2017
NOME DO ALUNO
TÍTULO
Trabalho apresentado como requisito parcial de nota na disciplina de Processo de Desenvolvimento de Software do curso Técnico em Informática da turma 2° ano B, sob orientação do Prof. Esp. Jackson Henrique da Silva Bezerra.
Porto Velho-RO, 2017
RESUMO
O mps.br teve início quando a empresa Soflex, o governo e universidades do Brasil fizeram uma parceria, e assim surgiu a solução brasileira compatível com o modelo do CMMI para as micro, pequenas e médias empresas, que assim facilitaria elas a subir a maturidade dos processos de software delas, pois o custo de certificação para uma empresa pode ser até de US$ 400 mil, e isso torna muito difícil a tarefa delas conseguir uma certificação. Coisas essenciais para sobrevivência no mercado de TI é atingir.
Palavras-Chaves: MPS.BR, CMMI Software.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1. MELHORIA DE PROCESSOS DO SOFTWARE BRASILEIRO - MPS.BR 7
1.1. O que seria MPS.BR? 7
1.2. O Projeto MPS.BR 8
1.3. Descrição geral do MPS.BR 9
1.4. Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software 10
1.4.1. Níveis de maturidade 10
1.5. Processos 11
1.5.1. Capacidade do Processo 12
1.6. MA-MPS – Método de avaliação para melhoria do processo de software 12
1.7. MN-MPS – Modelo de negócio para melhoria do processo de software 13
1.9. Comparações entre os nivéis do MPS.BR e CMMI 14
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
O mps.br teve início quando a empresa Soflex, o governo e universidades do Brasil fizeram uma parceria, e assim surgiu a solução brasileira compatível com o modelo do CMMI para as micro, pequenas e médias empresas, que assim facilitaria elas a subir a maturidade dos processos de software delas, pois o custo de certificação para uma empresa pode ser até de US$ 400 mil, e isso torna muito difícil a tarefa delas conseguir uma certificação. Coisas essenciais para sobrevivência no mercado de TI é atingir padronizações de qualidade e produtividade internacionais, através da maturidade dos processos de software de cada empresa. Brasil está entre os maiores países com desenvolvimento de produto de software do mundo, e o nível de exigência na parte dos clientes atrás de qualidade e complexidade dos produtos só vai aumentando conforme vai passando os dias.O mps.br foi criado para melhorar o processo de software, e uma das principais metas dele é aplicar um modelo de melhoria e avaliação do processo de software, visando as micro, pequenas e médias empresas como já foi falado.
- MELHORIA DE PROCESSOS DO SOFTWARE BRASILEIRO - MPS.BR
Uma das metas do MPS.BR visa definir e aprimorar um modelo de melhoria e avaliação de processo de software, visando preferencialmente as micro, pequenas empresas. O MPS.BR está dividido em três componentes, são eles: Modelo de Referência (MR-MPS), Método de Avaliação (MA-MPS) e Modelo de negócio (MN-MPS). Cada componente é descrito por meio de Guias e/ou de documentos do MPS.BR.reconhecido nacionalmente e internacionalmente como um modelo aplicável à indústria de software. O MPS.BR também estabelece um processo e um método de avaliação, o qual dá sustentação e garante que o MPS.BR está sendo empregado de forma coerente com as suas definições.
A qualidade de software depende da capacitação dos processos. Há pouco investimento das empresas em certificações que comprovem a qualidade e a maturidade dos seus processos na fabricação de software, impossibilitando a venda deste produto no mercado internacional. Para as pequenas empresas, esse investimento é dificultado devido ao alto valor das certificações. Graças à iniciativa de entidades privadas, centros de estudos e governo brasileiro existem a possibilidade de melhorarmos os processos de software no Brasil, tendo como foco pequenas e médias empresas.
- O que seria MPS.BR?
O MPS.BR seria um acrônimo da expressão “Melhoria de Processo do Software Brasileiro”. que foi criado para a melhoria do processo de software,há um Modelo de Referência (MR-MPS) e um Método de Avaliação (MA-MPS) com as seguintes características:
- - Conformidade com as Normas Internacionais ISO/IEC 12207- Processos do Ciclo de Vida do Software, e suas emendas, e ISO/IEC 15504- Avaliação de Processo;
- - Compatibilidade com o CMMI®;
- - Baseado nas melhores práticas da Engenharia de Software;
- - Criado de acordo com a realidade das empresas brasileiras, mas com grande potencial para ser replicado em outros países com indústrias de software com características semelhantes,como os países latino-americanos.
- O Projeto MPS.BR
O projeto do MPS.BR teve início em 2003, começando em 30 de dezembro, conta com a participação de sete instituições brasileiras: a SOFTEX, coordenadora do projeto; três instituições de ensino, pesquisa e centros tecnológicos (COPPE / UFRJ, CESAR, CenPRA); uma sociedade de economia mista, a companhia de Informática do Paraná (CELEPAR), hospedeira do Subcomitê de Software da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); e duas organizações não governamentais integrantes do Programa SOFTEX (Sociedade Núcleo de Apoio à Produção e Exportação de Software do Rio de Janeiro – RIOSOFT e Sociedade Núcleo SOFTEX 2000 de Campinas). A Universidade Católica de Brasília também faz arte do projeto.
...