Modificador De Impacto
Artigo: Modificador De Impacto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilmuniz • 17/9/2013 • 1.338 Palavras (6 Páginas) • 1.149 Visualizações
Respostas e fontes de pesquisa
1) o modificador do impacto e um pouco complexa, pois influência muito em outras propriedades como fluidez, brilho, modulo elástico, temperatura máxima de uso de uso etc. E o pior, as mudanças em outras propriedades podem não ser lineares e proporcionais à quantidade de modificador incorporada no polímero, com a resistência ao impacto bem baixo e deseja aumentá-la, então você adiciona cerca de 20% de ABS-matriz tenha uma boa resistência ao impacto maior. Mas tem um porem mas o ABS de extrusão tem uma fluidez muito baixa e acaba puxando a fluidez do ABS-matriz para baixa também ,inviabilizando seu uso na injeção de certa peça de parede fina. No modificador é que ele não seja completamente miscível ao polímero,pois são justamente as partículas soltas do modificador na matriz polimérica que vão criar os mecanismo de tenacificação, restringindo a movimentação ou deformação de segmentos da cadeia, seja evitando a propagação de trincas. O modificação do impacto é comum em polímeros vítreos já que estes possuem baixa mobilidade molecular, o que dificulta os mecanismo de deformação responsáveis pela dissipação da energia aplicada durante uma solicitação mecânica. Mas também são usados em polímeros semi-cristalinos como PP e as PAs quando se necessita de resistência ao impacto em baixas temperaturas.
http://www.tudosobreplasticos.com/aditivos/impacto.asp
2) A atuação consiste na adição de partículas de borracha a um polímero frágil como o poliestireno, pode-se induzir ao mecanismo de microfibrilamento no material. A vantagemdeste mecanismo é que se tem uma distribuição de tensões e por tanto possibilita-se uma dissipação significativa da energia aplicada antes da geração das trincas catastróficas. Além disso, o crescimento da fissura é interrompido e reiniciado quando encontra a outra partícula de borracha. A presença das microfibrilações implica em uma menos resistência tensil e menor modulo elástico.
Aditivação de polímeros Marcelo Rabello
3) borrachas vulcanizadas com a processabilidade por fusão dos termoplásticos elastômeros termoplásticos podem ser processados e reprocessados de diferentes formas, tais como extrusão, moldagem, injeção, calandragem. Compatibilidade entre o elastômero e o termoplástico; Estrutura das fases; Cristalinidade do termoplástico; Grau de cura do elastômero; Controle da morfologia; Controle da viscosidade durante a mistura. A miscibilidade em nível molecular pode ser incrementada quando são envolvidas interações específicas, resultando em uma liberação de calor, ou seja, entalpia negativa. Consequentemente, ∆Gm será negativo em função da pequena variação na entropia. Estas interações podem variar de ligações iônicas fortes ou interações intermoleculares mais fracas, com ligações de hidrogênio, íon-dipolo, dipolo-dipolo, dentre outras.
http://www.respostatecnica.org.br/dossie-tecnico/downloadsDT/NTY2Nw==
4) O HIPS, poliestireno de alto impacto é uma blenda polimérica produzida por polimerização de estireno em solução com borracha butadiênica. A adição de borracha grafitizada ao poliestireno no HIPS aumenta a resistência ao impacto e reduz a resistência ao escoamento da matriz de poliestireno. A presença de partículas de borracha no HIPS prolonga o estágio de deformação,já que o elastômero suporta parte da carga no estágio anterior à ruptura.
http://www.fem.unicamp.br/~assump/Projetos/2010/g5.pdf
5) PP copolímero, o modificador SEBS proporciona bom balanço de propriedades impacto/rigidez sem reduzir a temperatura de deflexão térmica (HDT), típica do efeito do copolímero no PP. Assim modificado, o PP pode ser usado em aplicações que requerem temperaturas mais elevadas, como é o caso da indústria automobilística como embalagens de macarrões, biscoitos, salgadinhos etc.
EPDM em geral os artefatos de borracha EPDM têm boa resistência ao calor e ao envelhecimento, boa resistência a baixa temperatura e à luz solar, boa elasticidade, bom poder isolante, excelente resistência ao ozônio e à intempérie e boa resistência a alguns agentes químicos. A resistência da borracha EPDM à deformação por compressão é bastante melhorada se usarmos a vulcanização por peróxido, sucedendo o mesmo com a resistência ao calor para temperaturas na ordem dos 130°C - 150°C . APLICAÇÕES: Os artefatos de borracha EPDM são usados na indústria automóvel (tubos, cablagens, mangueiras de borracha para radiadores, perfis de borracha para vedação de vidros e de portas), na indústria de caixilharia e em muitas outras utilizações onde o fundamental seja uma boa resistência ao ozônio e à intempérie. Outras aplicações típicas onde osartefatos de borracha EPDM são muito usados são: membranas de borracha para telhados, distribuição de água potável (quente e/ou fria), paredes laterais de pneus, vedantes diversos, cabos, correias transportadoras, coberturas de rolos e isoladores.
ABS de alto impacto As principais propriedades do ABS são: média-alta resistência ao impacto, média-alta resistência térmica, alta rigidez, alta dureza, excelente estabilidade dimensional, baixa contração de moldagem, baixa absorção de umidade, brilho superficial e boas propriedades dielétrica. Resinas ABS são incompatíveis com ácidos, solventes halogenados e aromáticos,cetonas, gasolina, são compatíveis com alcoóis, sais e bases, quando estes estão em baixas concentrações. Os polímeros ABS são largamente usados em materiais de construção. Seus grandes consumidores são as indústrias automotivas, indústrias de tecnologia e de telecomunicações, equipamentos de refrigeração, brinquedos, artigos esportivos dentre outros. Na indústria automotiva o ABS compete com os polipropilenos, mas em outras aplicações ele tem sido usado para substituir blendas termoplásticas. Abaixo pode-se ver a distribuição do uso do ABS em diferentes industrias.
HIPS Certas aplicações características
...