Mondaini
Resenha: Mondaini. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leandrocapella • 5/11/2013 • Resenha • 228 Palavras (1 Páginas) • 182 Visualizações
Mondaini (2003) relata que a história do desenvolvimento dos direitos do cidadão, na Europa centro-ocidental, relaciona-se com a conquista dos direitos civis, políticos, sociais, formas de Estado. As novas funções estatais são indicadores de uma relação dinâmica entre indivíduos, sociedade, aparelho estatal que contribuem para a efetivação da questão da cidadania diante dos direitos. Sendo assim, o desenvolvimento dos direitos da cidadania teve seu início no século XVII, a partir da primeira Revolução Burguesa.
A idéia de cidadania trazida pela Revolução Americana está embutida em uma nova concepção política que promoveu transformações nos conceitos de cidadania e liberdade, pois cidadania é uma construção histórica específica da civilização ocidental.
Percebemos que a contribuição americana está nas raízes de uma cidadania liberal, ou seja, adquirir uma igualdade política, devido a Independência ter dado maior ênfase aos princípios de liberdade expressos na Declaração e na Constituição, fazendo uma ampliação para os movimentos de cidadania.
Em outros processos históricos, a questão dos negros, dos índios, dos cidadãos discriminados causa certa dificuldade no processo histórico da cidadania, ou seja, momentos em que a liberdade de expressão não foi garantida plenamente. Mas, com a Declaração de Independência esses passam a ser compreendidos e tratados num discurso que trazia o fim das limitações da cidadania.
Quando colocamos essa questão de sociedade justa e solidária devemos entender como uma questão onde as leis e o direito sejam naturais. Odalia (2003)
...