Motivação E Liderança Com O Video "O Gladiador"
Monografias: Motivação E Liderança Com O Video "O Gladiador". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Junior123a • 7/6/2014 • 1.247 Palavras (5 Páginas) • 549 Visualizações
Teoria das organizações
Motivação e Liderança
“O Gladiador”
O Presente trabalho identifica e caracteriza as Ações Necessárias à Motivação dos Quadros Operacionais para a Qualidade nas Organizações Partindo da Premissa de que a Qualidade só é Alcançada com Trabalhadores Competentes e Motivada Disposta a Assumir Postura de Comprometimento Participação e Responsabilidade A Partir de Uma Análise Comparativa Entre Diversas Correntes Que Tratam da Motivação nas Organizações Propõe Metodologia Para a Motivação dos Quadros Operacional à Qualidade Utilizando Como Fundamento os Preceitos da Liderança Situacional A Proposta Considera a Ideia de que a Motivação para a Qualidade está Estreitamente Ligada a Uma Ação de Liderança por Parte da Administração Operacional Dentro de Um Enfoque Contingencial Que Leva em Conta as Necessidades e Maturidade de Cada Trabalhador.
Finalmente surgem os fatores da personalidade, dos quais não estamos conscientes e que as pessoas que estão relacionadas conosco também desconhecem.
O melhor conhecimento de si próprio pode ser conseguido se:
Identificarmos e resolvermos os conflitos que temos dentro de nós e que impedem a nossa maneira de agir;
Observarmos como o nosso comportamento influi nos outros (alegria, tristeza, raiva, etc.);
Reconhecermos as defesas que utilizamos para repelir ameaças imaginárias ou reais;
Evitarmos a tendência à frustração;
Flexibilidade de comportamento.
Somente a partir do autoconhecimento é que se pode tentar compreender o outro em seus atos e decisões. Se eu possuo barreiras e defesas, conflitos internos que limitam o meu relacionamento, logo, o outro também possui.
Passamos a conhecer melhor as pessoas quando:
Observamos o seu comportamento;
Oportunizarmos a exposição dos seus pensamentos, sentimentos e ações;
Eliminando as ideias pré-concebidas e ações estereotipada.
Devemos interpretar as pessoas pelo que elas são e não pelo o que desejaríamos que fossem.
A liderança potente é uma questão de estar consciente do que está acontecendo no grupo e agir apropriadamente. Ações específicas são menos importantes do que a clareza e a consciência do líder. É por essa razão que não existem exercícios ou fórmulas que garantam uma liderança bem-sucedida.
A importância de cada funcionário para a empresa alcançar seu objetivo;
Proporcionar aos funcionários satisfação pessoal;
Estimular o funcionário em relação à importância de sua função na empresa;
Treinar líderes para que possuem passar aos funcionários sua importância no crescimento da empresa e consequentemente no desempenho pessoal.
Na liderança podemos dizer que o fator chave é:
Ressaltar a divisão do trabalho
Os objetivos
O poder como forma de controle dos esforços integrados visando objetivos e variedade mutabilidade dos papéis atribuídos às pessoas que fazem parte da organização
Suas normas
Distribuição de autoridade
Sistema de incentivos ou recompensas.
O indivíduo precisa suprir suas necessidades para motivar-se e alcançar seus objetivos. Não é só o dinheiro que motiva o trabalhador, há também outras necessidades que cada um tem. Os fatores de satisfação que envolvem sentimentos de realização, de crescimento profissional e de reconhecimento que se podem experimentar num trabalho desafiante e pleno. Esses fatores tem um efeito positivo sobre a satisfação no trabalho, muitas vezes, resultando um aumento da capacidade total de produção da pessoa.
Fatores Motivadores
Realização
Trabalho Desafiante
Reconhecimento do Desempenho
Maior Responsabilidade
Crescimento e Desenvolvimento
As Motivações para o Trabalho
Classificados sob os objetivos gerais de sobrevivência e segurança,
Satisfação e
Estimulação.
A partir dos dados acima foram criadas teorias sobre a motivação no trabalho. Uma das teorias que teve maior importância foi à criada por Abraham Maslow que propôs em um tipo de
...