TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODO CLÁSSICO

Exames: MÉTODO CLÁSSICO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

Método Clássico - Quando estamos diante de experimentos que têm resultados igualmente prováveis, aplica-se o chamado método clássico. Neste caso, a probabilidade de ocorrer cada evento (resultado) é uma função do número de resultados possíveis.

Por exemplo, no experimento em que lançamos um dado, ocorrer qualquer das faces neste lançamento é igualmente provável.

Método Empírico ou Freqüencial - Quando tratamos de situações onde os resultados não são igualmente prováveis, podemos tentar estimar as probabilidades, obtendo alguns dados empíricos. Eu tenho portanto, uma estimativa das probabilidades baseada justamente nestes dados empíricos, que serão obtidos por meio de experimentos aleatórios ou através de dados históricos. É importante ressaltar que neste caso a probabilidade será uma estimativa do verdadeiro valor.

Por exemplo, se tivermos um experimento em que lançamos um dado 100 vezes. Se destas 100 vezes, obtivermos a face 4 em 40 vezes, num próximo lançamento do dado seria razoável supor que a probabilidade estimada futura da face 4 como sendo P(4)= 400/100 = 40% se este experimento der as condições idênticas.

Método Subjetivo - O método subjetivo é semelhante ao método empírico, a única diferença é que em geral os dados não podem ser coletados. A probabilidade subjetiva serve como um esforço não apenas para quantificar, mas para confirmar nossa crença a respeito de algo. A definição clássica de probabilidade subjetiva é: Probabilidade subjetiva é uma avaliação pessoal do grau de viabilidade de um evento

Por exemplo:

Você encontrará o amor da sua vida amanhã?

Quando os operários do metrô farão nova greve?

Uma mulher com câncer de mama se recuperará completamente?

Nestes casos, mesmo que não seja possível efetuar o experimento, pode-se imaginar um grande número de situações idênticas e questionar-se qual será o percentual destas situações que produzirá o evento desejado.

para confirmar nossa crença a respeito de algo.

A definição clássica de probabilidade subjetiva é a que segue:

http://unipvirtual.com.br/material/MATERIAL_ANTIGO/estatistica/html/mod_7.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com