Método
Trabalho Escolar: Método. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 281170camilly • 6/3/2015 • 675 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
Etapa 3-Passo 1: Análise pelo Método Dupont e Termômetro de Insolvência
O método Dupont foi criado ha quase um século atrás em 1920 por F. Donaldson Brown na intenção de criar uma formula que medisse a lucratividade das empresas.
O Método Dupont e Termômetro de Insolvência são utilizados como a forma de analisar a rentabilidade e a margem de lucro e giros dos ativos visando informar aos seus usuários informações sobre sua situação financeira, esses métodos são muito utilizados no mundo empresarial, ou seja, é o indicador de rentabilidade da empresa.
Método Dupont: Este método é usado no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício procurando identificar o desempenho financeiro da empresa, ele busca responder questões como: Qual o percentual das taxas de retorno sobre o ativo e sobre o patrimônio líquido das empresas no período analisado? O principal objetivo do método Dupont é demonstrar o uso dos Ativos da empresa.
Para efeito de cálculo do Método Dupont, entendemos como lucro o que foi obtido antes das despesas financeiras.
Etapa3-Passo2
Termômetro de Kanitz é um instrumento utilizado para prever a possibilidade de falência de empresas. A sua utilização tem sido, via de regra, relativa a empresas isoladas. Procura-se analisar se determinada empresa tem possibilidade ou não de falir, principalmente a curto prazo. Em seu estudo, Stephen Charles Kanitz analisou aproximadamente 5.000 demonstrações contábeis de empresas brasileiras. Após o estudo, ele escolheu aleatoriamente 21 empresas, que haviam falido entre 1972 e 1974, e analisou os balanços referentes aos dois anos anteriores a falência. Utilizou como grupo de controle, também de forma aleatória, 21 demonstrações contábeis, referentes aos mesmos anos, de empresas que não faliram.
Após analisar e estudar estas empresas, ele criou o termômetro de insolvência, com a utilização da seguinte fórmula:
Y= (0,05.RP+1,65.LG+3,55.LS)-(1,06.LC+0,33.GE)
0,05; 1,65; 3,55; 1,06 e 0,33 são os pesos que devem multiplicar os índices. E os índices são os seguintes:
RP – Rentabilidade do Patrimônio: Lucro Líquido dividido pelo Patrimônio Líquido.
LG- Liquidez geral: Somatório do Ativo Circulante e do Ativo realizável a longo prazo, dividido pelo somatório do passivo circulante e do passivo exigível a longo prazo.
LS – Liquidez Seca: Ativo Circulante menos Termômetro de Kanitz é um instrumento utilizado para prever a possibilidade de falência de empresas. A sua utilização tem sido, via de regra, relativa a empresas isoladas. Procura-se analisar se determinada empresa tem possibilidade ou não de falir, principalmente a curto prazo. Em seu estudo, Stephen Charles Kanitz analisou aproximadamente 5.000 demonstrações contábeis de empresas brasileiras. Após o estudo, ele escolheu aleatoriamente 21 empresas, que haviam falido entre 1972 e 1974, e analisou os balanços referentes aos dois anos anteriores a falência. Utilizou como grupo de controle, também de forma aleatória, 21 demonstrações contábeis, referentes aos mesmos anos, de empresas.
Etapa
...