Músculos das mãos
Por: Joana Kowacic • 19/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.336 Palavras (6 Páginas) • 2.220 Visualizações
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC
JOANA KOWACIC
LUANA MULLER FEITOSA
LUCIMARA VANESSA KNOB BENELLI
MÚSCULOS DAS MÃOS
CONCÓRDIA, SC
2015
JOANA KOWACIC
LUANA MULLER FEITOSA
LUCIMARA VANESSA KNOB BENELLI
MÚSCULOS DAS MÃOS
Trabalho acadêmico apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de Anatomia Humana, do curso de Psicologia, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC, campus Concórdia, sob Orientação da Professora Ana Maria Cisotto Weihermann.
CONCÓRDIA, SC
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................4
2 MUSCULATURA EXTRÍNSECAS DAS MÃOS...............................................5
3 MUSCULATURA INTRÍNSECA DAS MÃOS..................................................6
3.1 MÚSCULOS DA EMINÊNCIA HIPOTENAR.................................................6
3.2 MÚSCULOS DA EMINÊNCIA TENAR..........................................................7
4 CONCLUSÃO..................................................................................................9
REFERÊNCIAS.................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
A musculatura das mãos pode ser classificada em extrínseca e intrínseca. Os músculos chamados extrínsecos são aqueles que se originam no antebraço e se inserem nas mãos por meio dos tendões. Os músculos chamados intrínsecos são aqueles que se originam e se inserem na própria mão.
Essas musculaturas são de extrema importância para o funcionamento dos movimentos mais delicados e precisos das mãos, como segurar um copo, escrever, cozinhar e etc, são eles que nos proporcionam firmeza para realizar as nossas atividades de vida diária.
O objetivo deste trabalho é apresentar os músculos extrínsecos e intrínsecos das mãos, bem como a origem, inserção e função de cada um, mostrando a anatomia de cada um deles.
Esse trabalho é de extrema importância para o aprendizado do funcionamento da musculatura das mãos, nos fazendo perceber como esses músculos são importantes para a realização de pequenas atividades.
Para a realização deste trabalho utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica de livros e artigos científicos.
2 MUSCULATURA EXTRÍNSECAS DAS MÃOS
Os músculos chamados de extrínsecos das mãos são aqueles que se originam no antebraço e se inserem nas mãos por meio de tendões. Esses tendões por sua vez, são mantidos no pulso firmemente por grossos espessamentos da fáscia chamados retináculo dos flexores e retináculo dos extensores. Se essas fáscias não estivessem presentes, os tendões desses músculos tenderiam a se protrair quando a mão estivesse flexionada ou estendida. (SPENCER, A.P. 1991).
Podemos considerar quatro músculos como os mais importantes desta região:
- Músculo flexor superficial dos dedos: se origina, principalmente, do epicôndilo medial, divide-se em quatro tendões que se inserem na falange média, do 2º ao 5º dedos e realiza a flexão das articulações interfalangeana proximal e metacarpofalangeanas e auxilia na flexão do punho. (VOLPON, J.B. 1996). Divide-se em quatro tendões finos que passam junto ao flexor profundo dos dedos. Este músculo flexiona as falanges médias e proximais dos quatro dedos e flexiona a mão sobre o antebraço.
- Músculo flexor profundo dos dedos: tem origem no terço proximal da ulna, divide-se em quatro tendões que se inserem nas falanges distais, do 2º ao 5º dedos, realiza a flexão das falanges distais e auxilia na flexão do punho. (VOLPON, J.B. 1996). É inserido por quatro tendões na base das falanges distais dos dedos.
- Músculo extensor dos dedos: tem origem no epicôndilo lateral do úmero, divide-se em quatro tendões que se dirigem do 2° ao 5° dedos, com inserção na base da falange distal. Realiza extensão dos dedos (o 1° e 5° têm extensores próprios adicionais). (VOLPON, J.B. 1996). É responsável pela extensão da mão e dos dedos.
- Músculo extensor do dedo mínimo: tem origem no epicôndilo lateral do úmero e se insere no tendão do extensor do dedo mínimo, tem como função a extensão do dedo mínimo e auxilia na abdução da mão. (VOLPON, J.B. 1996).
3 MUSCULATURA INTRÍNSECA DAS MÃOS
Além dos músculos do antebraço que se inserem nas mãos por meio de tendões, existem diversos grupos de pequenos músculos que se originam e se inserem na própria mão. Estes músculos são chamados de intrínsecos e são eles que tornam possíveis os movimentos delicados e precisos que são típicos dos dedos. (SPENCER, A.P. 1991).
Os músculos intrínsecos da mão são divididos em três grupos. Aqueles que agem sobre o polegar, formam a eminência tênar na base do polegar. Aqueles que agem sobre o dedo mínimo, formam a eminência hipotênar no lado medial da mão. Os intermediários, ou mediopalmares agem sobre todas as falanges, exceto as do polegar. Já na parte dorsal da mão, existem os músculos interósseos dorsais que estão localizados entre os ossos metacarpiais. (SPENCER. A.P. 1991).
3.1 MÚSCULOS DA EMINÊNCIA HIPOTENAR
É a eminência carnosa da parte medial da palma da mão formada por músculos relacionados com o movimento do dedo mínimo que são o abdutor do dedo mínimo, flexor curto do dedo mínimo, palmar curto e oponente do dedo mínimo.
- Músculo palmar curto: é um músculo superficial e inconstante. Tem origem na margem medial da aponeurose palmar, inserção na pele da eminência hipotênar e sua função é estender a pele na região da eminência hipotênar.
- Músculo abdutor do dedo mínimo: é um músculo profundo se comparado ao músculo palmar. Tem origem no osso pisiforme, ligamento pisouncionado e retináculo dos flexores, sua inserção é na aponeurose dorsal do 5º dedo e sua função é abdução e extensão do dedo mínimo.
- Músculo flexor curto do dedo mínimo: é um músculo profundo. Tem origem no retináculo dos músculos flexores e no hámulo do hamato, sua inserção é na base da falange proximal do 5º dedo e tem como função a flexão e adução do dedo mínimo.
- Músculo oponente do dedo mínimo: tem origem no retináculo dos músculos flexores, inserção na face ulnar do metacarpo e função de oposição do dedo mínimo.
3.2 MÚSCULOS DA EMINÊNCIA TENAR
A eminência tênar é a porção muscular da palma da mão humana logo abaixo do polegar, são quatro músculos que agem sobre o polegar.
- Músculo oponente do polegar: sua origem é profundamente no retináculo dos flexores e osso trapézio do carpo, sua inserção é na borda lateral do 1º metacárpico e sua função é a oposição do polegar. (SPENCER, A.P. 1991).
- Músculo adutor do polegar: sua origem é na base do 2º metacárpico, osso trapezóide e capitato do carpo, a inserção é na base da falange proximal do polegar e tem a função de adução do polegar. (SPENCER, A.P. 1991).
- Músculo abdutor curto do polegar: sua origem é no retináculo dos flexores, nos ossos trapézio e escafóide do carpo, sua inserção é na base da falange proximal do polegar e sua função é abduzir o polegar. (SPENCER, A.P. 1991).
- Músculo flexor curto do polegar: tem origem no retináculo dos flexores, nos ossos trapézio e escafóide do carpo, sua inserção é na base da falange proximal do polegar e sua função é a flexão do polegar. (SPENCER. A.P. 1991).
3.3 MÚSCULOS MEDIOPALMARES
São três, os músculos lumbricais, interósseos palmares e interósseos dorsais.
...