NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA
Trabalho Universitário: NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: hg15 • 4/3/2015 • 643 Palavras (3 Páginas) • 440 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS
QUÍMICA GERAL
PROFESSOR/A: ELIZETE
NOME: Henrique Gomes Caladas Neto CURSO: AGRONOMIA 2°D
OBS: TRAZER IMPRIMIDO PARA A AULA PRÁTICA!!
PRÁTICA 01
NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA
Trabalhando-se com prudência o laboratório de química é um local seguro. As causas principais de acidentes em laboratório são: descuidos, faltas de atenção ao trabalho e desconhecimento sobre possíveis perigos. Para evitar tais situações deve-se dar importância às instruções, contidas no roteiro de cada aula, acerca das precauções que devem ser tomadas no laboratório.
1. Qualquer acidente deve ser comunicado imediatamente ao professor.
2. Usar sempre jaleco de algodão, longo e de mangas compridas.
3. Ler atentamente os rótulos dos frascos dos reagentes antes de utilizá-los. Preencher o item 1 do relatório.
4. Dependendo do material que estiver sendo manuseado, é necessário o uso de luvas adequadas. Para reagentes muito tóxicos, usar luvas descartáveis. Para materiais e/ou equipamentos em altas temperaturas, devem ser usadas luvas adequadas de proteção.
5. Conservar sempre limpo o local de trabalho, deixando sobre a bancada apenas o material necessário para a atividade. Evitar derramamento de líquidos, mas, se tal acontecer, limpar imediatamente o local.
6. Não deixar frascos de reagentes destampados. Ao término do uso, nunca se esquecer de recolocar a tampa.
7. Imprimir os roteiros, fazer leitura prévia e seguir cuidadosamente as orientações da prática.
8. Para medir volumes exatos de substâncias tóxicas ou voláteis, utilizar preferencialmente uma bureta, montada na capela. Para a medida exata de grandes volumes inteiros, usar um balão volumétrico. Para medidas grosseiras de volumes (não quantitativas) usar a proveta, béquer ou outros instrumentos graduados. Preencher o item 2 do relatório.
9. Se possível, não devolver sobras de reagentes ao frasco de origem, para não contaminar seu conteúdo e, pelo mesmo motivo, não introduzir quaisquer objetos nos frascos. O correto é despejar cuidadosamente, num recipiente apropriado, aproximadamente a quantidade necessária e, em seguida, retirar dela o volume desejado.
10. Para o aquecimento de líquidos não inflamáveis o mais usado é o bico de Bunsen, associado a um tripé de ferro e uma tela de amianto. Neste caso, nunca acender o bico com a janela aberta. Preencher o item 3 do relatório.
11. Para diluir um ácido concentrado, nunca adicionar água ao ácido. O calor desenvolvido é tão forte que podem se formar bolhas de vapor que são expelidas.
12. A abertura de frascos e a manipulação de reagentes e solventes voláteis tóxicos devem ser feitas
na capela, com o sistema de exaustão ligado.
13. O uso de óculos de proteção é fundamental nos casos em que possa haver qualquer tipo de projeção, como respingos, estilhaços, etc. Além disso, devem ser usados ao serem manuseadas substâncias voláteis perigosas, cujos vapores possam atingir os olhos.
14. Não é permitido no laboratório: usar o celular, comer, beber, correr, brincar com os colegas, trabalhar sozinho e realizar experimentos não autorizados.
15. Após as aulas deixar os equipamentos limpos.
16. Lavar bem as mãos antes de deixar o laboratório.
17. Saber a localização da caixa de primeiros-socorros e conhecer previamente seu conteúdo. Não deixar para fazer
...