NUNCA FOI SOBRE NÓS
Por: luanabarreto21 • 31/5/2018 • Seminário • 1.033 Palavras (5 Páginas) • 2.195 Visualizações
Nunca foi sobre nós
EFÉSIOS 4
Anotações da palestra “Day Off” do dia 19/05/2018 na Assembleia de Deus de Maria Paula, com a presença do pastor e palestrante de jovens, Roberto Rodrigues (idealizou o blog jovem crente e é coordenador do CLD no Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia – SP).
Ouça: “Nunca foi sobre nós – Ministério Zoe” https://www.youtube.com/watch?v=OpMm5JO0wtU
Desejo que seja para você tão edificante quanto foi para mim! Que Deus te abençoe!!!
Com carinho, Luana Barreto.
Primeiramente, reflita nas seguintes perguntas e responda para si mesmo.
O que você entende da frase: “Nunca foi sobre nós”?
Você conhece a Deus?
Você tem vivido para Ele?
Leia Efésios 4. Você já assistiu o filme Toy Story ? Aquele dos brinquedos... Qual é o personagem principal? Sim, o Wood. E ele tem um dono, certo? O Endy... Nesse filme, o Wood é um boneco onde fora da presença de seu dono, ele faz diversas coisas que ele não pode fazer enquanto está com o Endy, como por exemplo: viver aventuras com seus amigos brinquedos, sair de casa, namorar, falar, se mexer e etc. E quando o Wood está realmente feliz? Quando está longe ou perto do Endy? Em certa parte do filme, o Endy está colocando seus brinquedos para doação e o Wood acaba numa caixa, onde ele fica triste... Ele sente saudades do seu dono. Enfim, o Wood é realmente feliz quando está com o Endy. Por quê? Porque ele é um boneco e foi criado para isso.
O pastor fez essa analogia muito bem mais explicada, mas aqui tentei resumir com minhas palavras sem perder o sentido. Nesse capítulo encontra-se três aspectos para o tema VOCAÇÃO.
- O primeiro deles é CARÁTER, logo encontrado nos versículos 1 e 2:
“Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.”
Humildade, paciência, suporte, amor.
O nosso maior exemplo de humildade foi o de Cristo que morreu na Cruz por nós.
Suporte nesse versículo não significa de aturar alguém por ser chato ou algo assim, mas sim de carregar aquela pessoa junto contigo.
- O segundo aspecto traz a ideia de UNIDADE, RELACIONAMENTO (v. 3-6).
“Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.”
- O terceiro aspecto fala sobre SERVIÇO (ver os versos 7,11,12,15).
“E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.
E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.”
Em algumas versões, o versículo 12 diz: “com o fim de”, “com vista de”, “para que” trazendo-nos a ideia de finalidade, de propósito. Com isso, entendemos que nós somos ministros. Não é só o pastor que deve ministrar sobre a vida das pessoas (aprendemos e somos edificados através do ensinamento dele).
- Como você têm servido? Já experimentou outras áreas?
Nesse momento, o Roberto deu um exemplo de quando ele era adolescente. O ministério dele na igreja era arrumar as cadeiras para os cultos. Ele só sabia fazer isso e fazia perfeitamente, até um dia que uma moça o chamou para dar aula para as crianças. Mas ele não sabia fazer isso, recusou. Ela insistiu e ele continuou recusando, até um momento que ela o convidou apenas para brincar com as crianças e então ele aceitou. Ele gostou e descobriu uma nova área, apesar de continuar arrumando as cadeiras.
...