Nanotecnologia
Seminário: Nanotecnologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fer_nando • 30/3/2014 • Seminário • 450 Palavras (2 Páginas) • 472 Visualizações
Nanotecnologia: O que é nanotecnologia? É um estudo sobre moléculas atômicas, usado para referir-se ao estudo de manipulação e criação da matéria numa escala atômica e molecular, geralmente lida com estruturas com medidas 1 a 100 nanômetros, ou seja, é a ciência e tecnologia que foca as propriedades especiais dos materiais de tamanho nano métrico. O principal objetivo da nanotecnologia é criar novos materiais, novos produtos e processos a partir da capacidade moderna de ver e manipular átomos e moléculas. Para ser mais claro imagine um smartphone hoje cada vez mais é utilizada esta tecnologia, imagine criar um micro chip com milhares de informações,um software, isso é possível hoje com a nanotecnologia.
O nome foi citado pela primeira vez por Richard Feynman em Dezembro de 1959 e definido pela Universidade Científica de Tóquio, no ano de 1974. Mas foi somente a partir do ano de 2000 que a nanotecnologia começou a ser desenvolvida e testada em laboratórios.
Abaixo Podemos ver algumas das áreas em que a nanotecnologia esta presente!
Como é possível visualizar, o nanômetro não é uma partícula ou um componente da eletrônica, mas é apenas uma mera forma de medida. O nome nanotecnologia foi escolhido em decorrência do pequeno tamanho de vários itens utilizados para a construção de componentes inteligentes e de alta tecnologia.
Com esse estudo, e essa capacidade de mover átomos a nanotecnologia vem sendo usada cada vez mais com sucesso nos estudos e tratamentos de doenças, nos laboratórios e nos hospitais.
Evidentemente, esta tecnologia não foi criada somente para ajudar na informática, mas para revolucionar de maneira geral em qualquer área onde fosse necessário. Atualmente, pode-se relatar a aplicação da nanotecnologia na Medicina, na Química, na Física quântica, nas indústrias que criam protótipos aeroespaciais, refinarias e muitas tantas outras áreas.
A nanotecnologia tem atraído o interesse de inúmeros grupos de pesquisa em todo o mundo, devido ao seu enorme potencial de aplicação nos mais variados setores industriais e ao impacto que seus resultados podem dar ao desenvolvimento tecnológico e econômico. Neste contexto, existe uma infinidade de áreas onde a nanotecnologia pode oferecer uma contribuição significativa, algumas das quais, inclusive, já possuem produtos sendo comercializados. O Brasil tem procurado não ficar de fora da corrida por esta tecnologia, e o governo começou um esforço conjunto nesta área em 2001, conhecido como Iniciativa Brasileira em Nanotecnologia, formando uma rede de pesquisa cooperativa neste tema, que conta com a participação de mais de uma centena de instituições de pesquisa e ensino em todo o País, as quais, por sua vez, têm expandido suas fronteiras para se integrar no estabelecimento de parcerias com institutos e grupos de excelência em nanotecnologia nos Estados Unidos, na Europa, China, América Latina e no Japão.
...