Nlise De Sistema
Dissertações: Nlise De Sistema. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wnnn • 1/11/2014 • 2.670 Palavras (11 Páginas) • 240 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A apresentação desta atividade tem como objetivo buscar familiarizar o aluno com o conteúdo a ser abordado sobre a engenharia de software que cuida da engenharia relacionada com todos os aspectos da criação de soluções de software computacional, desde o levantamento de requisitos até a manutenção do mesmo. Ela não aborda apenas questões técnicas, e sim, aspectos relacionados como gerência, teorias e métodos que venham a apoiar sua produção.
2 DESENVOLVIMENTO
Desenvolver e proporcionar a interação entre todas as disciplinas estudadas no terceiro semestre do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Descrever e identificar as funções de locação de sites locadores de livros.
2.1 CONCEITO DAS PROPRIEDADES ACID DE UMA TRANSAÇÃO
ACID é um conjunto de propriedades que são necessários para um bom funcionamento para o Sistema Gerencial de Bancos de Dados – SGBD. São eles representados da seguinte forma: Atomicidade, Consistência, Isolamento, Durabilidade. Todos eles executam um comando de uma só vez quando solicitado. Os quais são definidos em:
ATOMICIDADE – Qualquer operação deve ser executada por completo, caso contrário é desfeita, com o comando “rollback”. O subsistema de restauração de transações do SGBD é o responsável pela atomicidade. Ex: Em uma transferência de valores entre contas bancárias, é necessário que, da conta origem seja retirado um valor X e na conta destino seja somado o mesmo valor X. As duas operações devem ser completadas sem que qualquer erro aconteça, caso contrário todas as alterações feitas nessa operação de transferência devem ser desfeitas;
CONSISTÊNCIA – Os dados de um Banco de Dados devem permanecer íntegros após qualquer transação, que deve respeitar as restrições obtidas pela transação é consistente no que diz respeito à concorrência entre transações. Se a transação tiver êxito ou falhar, ela deve deixar o banco de dados em um estado consistente. Se uma transação falhar, ela precisa desfazer todas as alterações temporárias e deixar o banco de dados no estado em que ele estava antes que a transação iniciou. ISOLAMENTO – As transações devem ocorrer sem que outras interfiram em sua execução, ou seja, uma por vez. Não sofrendo interferência de quaisquer transações concorrentes. Por exemplo, se um usuário solicitar o saldo de uma conta e a mesma está sofrendo uma transação o banco de dados só deve retornar o valor do saldo depois que completar a atualização, assim dessa forma durante a transação algumas linhas são bloqueadas.
DURABILIDADE – Qualquer mudança no Banco de Dados como operação concluída com sucesso, dever permanecer, mesmo que haja qualquer falha no sistema. Porque o papel da durabilidade e garantir os resultados sejam efetivados e não seja perdidos ou danificados.
2.2 SISTEMAS OPERACIONAIS – QUAIS S.O PODE SER UTILIZADO EM UMA LOCADORA DE LIVROS
Sistema Operacional é o programa que tem a funcionalidade de fazer a interface de comunicação, entre os usuários e toda parte mecânica do computador, todo hardware do computador: interface do usuário com o computador. Para o desenvolvimento do sistema de Locadora de Livros, podem ser desenvolvido nos Sistemas Operacionais, Windows, Linux ou outros Sistemas Operacionais de grande porte, o que não é necessário para o sistema de uma Locadora de Livros. Tanto o Windows quanto o Linux são propícios para o desenvolvimento da Locação, neste caso fica a critério do analista a escolha do S.O, sendo que o mesmo tem diferenças. Vejamos a seguir as principais características de cada um:
LINUX – É um termo genérico que se refere ao sistema operativo do tipo UNIX, baseado no Kernel da Linux. É um programa que tem por função controlar os recursos do computador e servir de interface entre ele e o usuário. As aplicações intencionadas para instalação numa distribuição Linux em especifico, estão tipicamente empacotados em binário para dowloand e instalação pelo “packag manage” do sistema. É um software livre, ou seja, tem sua licença chamada GPL (General Public License – Licença Pública Geral).
É um S.O muito robusto, usado frequentemente por computadores de grande porte, é um software gratuito e “open Source”, Programa feito na linguagem c/c++, Disponível em desktops, servidores e outros dispositivos, podem ser instalados numa grande variedade de Hardware e inclui em grande maioria de Drivers, disponível em vários ambientes de trabalho, como por exemplo: Ghome, KDE, etc.
O Linux pode ser adquirido de várias formas, através de vários fornecedores e nomes diferentes. Também se pode trabalhar de varias formas, através de ambientes gráficos, presentes em quase todas as distribuições. A forma mais tradicional é utilizar a Shell (interface textual – recebe comandos de texto apenas), mais isso exige do usuário o conhecimento em vários comandos diferentes.
WINDOWS - é o sistema operacional usado em cerca de 90% das máquinas no mundo todo. Lançado em 1985 como um adicional ao antigo sistema MS-DOS, a principal novidade foi uma interface amigável ao usuário, diferente dos sistemas que até então funcionavam apenas com linhas de comando. Ao longo dos anos o Windows teve os seus altos e baixos como em 1998, quando no meio da apresentação do Windows 98 que Bill Gates fazia, um erro do sistema travou a máquina com a famosa tela azul. Hoje, depois do fracasso do Windows, a Microsoft parece ter conseguido se recuperar com o Windows 7 que tem sido um sucesso até agora.
2.3 FILA E PILHA - ESTRUTURAS E APONTADORES
As listas lineares fila (FIFO) e pilhas (LIFO), são estruturas implementadas através de lista de informações, restringindo a politica de manipulação dos elementos. A diferença entre elas é a maneira de acessar as informações, como: incluir, excluir e localizar as informações, e devem ser estruturadas de forma simples para ser compreendidas.
A Fila e a Pilha existem apontadores e ordens para inclusão, exclusão e pesquisa. Vejamos as estrutura de cada uma.
2.3.1 FILA- também conhecida também como FIFO – First in, First Out (primeiro que entra, primeiro que sai). Sendo utilizados na ordem em que são armazenados. Os apontadores da fila são:
a) Inserir – as inserções são realizadas em uma das extremidades (fim da fila), desde que não ultrapasse a dimensão máxima
...