Nomina Anatomica
Ensaios: Nomina Anatomica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tefystivaletti • 14/10/2014 • 571 Palavras (3 Páginas) • 303 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA- CAMPUS I
ATPS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ANATOMIA
SANTO ANDRÉ- SP
OUTUBRO DE 2014
ATPS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
NOMINA ANATÔMICA
Trabalho elaborado para a disciplina de anatomia,
sob orientação do professor Laerte Paiva ,
do 1º semestre de Radiologia.
SANTO ANDRÉ- SP
OUTUBRO DE 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO: 2
CÉLULAS PROCARIONTES: 3
CELULAS EUCARIONTES: 4
ORGANELAS PLASMATICAS: 5
MEMBRANA PLASMATICA- O LIMITE DAS CELULAS: 7
RELATÓRIO I: 8
MITOSE: 9
MEIOSE – DIVISÃO REDUCIONAL: 11
INTRODUÇÃO
A história da Nomina anatômica
Nomenclatura anatômica surgiu ainda no tempo dos homens das cavernas, onde na comunicação entre eles cada um falava de uma forma o que se via em um animal.
Mas com o passar do tempo surgiram suas diferenças através da sexualidade e idade, dessa forma foram criados vários nomes que foi se modificando inúmeras vezes no decorrer dos séculos por descobertas cientificas.
Em 1543, foi publicado um livro pelo professor Andreas Versalius de um dos maiores centros científicos de belga, chamado Humani Corpos Fabrica. Andreas analisou todos os nomes dispensou alguns e modificou outros em seu livro como referencia para todo o mundo.
Como havia muita informação cada centro cientifico procurou fazer livros da forma em que achavam que estava correto. Dessa forma nomes foram criados e acumulou-se em diferentes partes da Europa.
Na Alemanha em 1887 professores renomados fizeram uma lista com nomes para serem utilizados por todos, mas muitos não concordaram porque não entendiam a língua, porque achavam que não estava correto e alguns por não concordar.
Em 1894 o Reino Unido também criou sua lista mais também não foi aceita. Em 1895, foi organizado na Alemanha uma comissão pela sociedade de anatomia, onde teve aprovação unânime da terceira lista de nomes. Países como Itália, Estados Unidos e alguns da América Latina passaram a usar essa lista que teve o nome de nômina anatômica de Basiléia e ainda ocorreram muitas divergências ao longo de oito anos.
Em 1903, foi fundada a Federação Internacional de Anatomia, com o intuito de criar grupos de anatomista de vários países para desenvolverem uma lista com vocabulário
...