Norma ABNT Para Relatórios
Trabalho Escolar: Norma ABNT Para Relatórios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielbdecastro • 22/10/2013 • 1.826 Palavras (8 Páginas) • 1.703 Visualizações
MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS
I. Introdução
Um relatório consiste na exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se relata a execução de serviços ou de experiências. Normalmente é acompanhado de documentos demonstrativos tais como tabelas, gráficos e outros.
Um relatório técnico científico é um documento pelo qual se faz a difusão da informação corrente, sendo ainda um registro das informações obtidas. É elaborado principalmente para descrever experiências, investigações, processos, métodos, análises e etc.
Os relatórios são compostos dos seguintes elementos:
II. Elementos externos, elementos pré-textuais, texto e elementos pós-textuais
1. Capa
A capa deve conter os elementos necessários para identificação de um trabalho técnico-científico como: nome da instituição; título; subtítulo (se houver); local; data (Modelo 1).
2. Folha de Guarda (opcional)
É aquela não impressa que une a capa dura ao volume.
3. Folha de Rosto
É a principal fonte de identificação do relatório, devendo conter as seguintes informações: nome do autor; título; subtítulo (se houver); natureza do trabalho acadêmico; área de concentração; nome completo do orientador; local e data da conclusão do trabalho. (Modelo 2).
4. Equipe Técnica
É a relação dos participantes no projeto que deu origem ao relatório.
5. Folha de aprovação do orientador
Esta folha deve conter as seguintes informações de acordo com a seqüência: título do projeto, nome e assinatura do bolsista, seguidos da palavra “aprovado”, nome e assinatura do orientador, local; data (Modelo 3).
6. Agradecimentos (opcional)
São registrados agradecimentos àqueles que realmente contribuíram de maneira relevante para a elaboração do trabalho.
7. Sumário
Consiste da relação dos capítulos e seções do trabalho na ordem em que aparecem no relatório. É desnecessário em obras pouco extensas ou pouco divididas. O sumário pode ser apresentado conforme as seguintes prescrições:
Localizado após a folha de aprovação do orientador
Apresenta para cada capítulo ou seção os seguintes dados:
a) Título do capítulo ou seção com mesmo fraseado;
b) Número da página inicial do capítulo ou seção, ligado ao título por uma linha.
Um sumário é mostrado no exemplo abaixo:
8. Listas de Tabelas, Ilustrações, Abreviaturas, Siglas e Símbolos (opcional)
As listas de tabelas e ilustrações ou figuras são as relações das tabelas e figuras, na ordem em que aparecem no texto.
A lista de abreviaturas, siglas e símbolos consiste na relação alfabética das abreviaturas, siglas e símbolos empregados no trabalho, seguidos dos significados correspondentes.
9. Resumo
É a apresentação concisa do texto, destacando os aspectos de maior interesse e importância. O resumo consiste de uma síntese e o conteúdo é apresentado em forma de texto reduzido.
10. Texto
A redação deve ter um tratamento objetivo e impessoal, empregando, preferencialmente os verbos na conjugação da terceira pessoa, evitando-se referência pessoal. Deve ser mantida a uniformidade de tratamento em todo o trabalho É importante que haja consistência na apresentação, mantendo-se um padrão uniforme em todas as frases do trabalho.
A objetividade e clareza são características dos trabalhos científicos. Isso é conseguido empregando-se frases curtas que incluem apenas um pensamento. Por outro lado, frases que tratam de um mesmo aspecto devem ser reunidas em um único parágrafo.
O texto é formado pelos seguintes itens:
10.1 Introdução
Parte inicial do texto, em que devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.
10.2 Desenvolvimento
Parte do texto que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema. Como todos os trabalhos científicos, a organização do texto deve obedecer a uma seqüência. Utiliza-se comumente a seguinte estrutura:
10.2.1 Revisão de Literatura
Deve demostrar conhecimento da literatura básica sobre o assunto, interpretando os trabalhos feitos por outros autores. Refere-se somente aos assuntos que tenham relação direta e específica com o trabalho. Deve ser apresentada preferencialmente em ordem cronológica, em blocos de assunto, mostrando a evolução do tema de maneira integrada. Todo material citado deve constar nas referências.
10.2.2 Material e Métodos (procedimentos) utilizados na pesquisa.
As observações ou dados coletados, bem como o método utilizado, são os principais elementos para a execução de um trabalho. Os procedimentos metodológicos devem ser apresentados de forma breve, porém completa e clara, na seqüência cronológica em que o trabalho foi conduzido.
.
10.2.3 Resultados e Discussão
A apresentação mais adequada dos resultados deve seguir a seqüência da abordagem usada nos objetivos, material e métodos (procedimento experimental). Os resultados podem ser apresentados em forma de tabelas ou gráficos, sendo numerados seqüencialmente e discutidos antes de serem colocados. Uma boa discussão necessita de bases teóricas (pode-se utilizar referências bibliográficas) e devem ser relacionadas aos resultados obtidos
...