Normas De Desenho
Casos: Normas De Desenho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreiapinheiro • 26/11/2014 • 902 Palavras (4 Páginas) • 482 Visualizações
Normas para desenho técnico
As normas técnicas são resultantes do esforço cooperativo dos interessados em estabelecer códigos técnicos que regulem relações entre produtores e consumidores, engenheiros, empreiteiros e clientes. Cada país elabora suas normas técnicas, visando sempre à igualdade com os padrões internacionais, e estas são acatadas em todo o seu território por todos os que estão ligados, direta ou indiretamente, a este determinado setor.
Existem normas que padronizam a os procedimentos para a representação gráfica em Desenhos Técnicos. Essas normas técnicas são seguidas e respeitadas internacionalmente. Para favorecer a padronização internacional e
facilitar o intercâmbio de produtos e serviços entre as nações, os órgãos responsáveis pela normalização em cada país, reunidos em Londres criou em 1947 a Organização Internacional de Normalização(International Organization for Standardization – ISO).
No Brasil, o órgão que era responsável, desde aquela época até hoje pela aprovação e edição das normas nacionais é a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, fundada em 1940. As normas técnicas para o Desenho Técnico são normas editadas pela ABNT, registradas como normas brasileiras-NBR e estão em consonância com as normas internacionais aprovadas pela ISO.O Desenho técnico é então, totalmente regulamentado pelas NBR´s.
Algumas das principais:
NBR 5984 – NORMA GERAL DE DESENHO TÉCNICO
Cujo objetivo é definir os termos empregados em desenho técnico. A norma define os tipos de desenho quanto aos seus aspectos geométricos (Desenho Projetivo e Não Projetivo), quanto ao grau de elaboração (Esboço, Desenho Preliminar e Definitivo), quanto ao grau de pormenorização (Desenho de Detalhes e Conjuntos) e quanto à técnica de execução (A mão livre ou utilizando computador).
NBR 10068 – FOLHA DE DESENHO LEIAUTE E DIMENSÕES
O objetivo é padronizar as dimensões das folhas utilizadas na execução de desenhos técnicos e definir seu lay-out com suas respectivas margens e legenda.
NBR 13142 – DESENHO TÉCNICO – DOBRAMENTO DE CÓPIAS
Diz forma de dobramento de todos os formatos de folhas de desenho, que para facilitar a fixação em pastas são dobrados até as dimensões do Formato A4.
NBR 10582 – APRESENTAÇÃO DA FOLHA PARADESENHO TÉCNICO
Padroniza a distribuição do espaço da folha de desenho, definido a área para texto, o espaço para desenho etc. Como regra geral deve-se organizar os desenhos distribuídos na folha, de modo a ocupar toda a área, e organizar os textos acima da legenda junto à margem direita, ou à esquerda da legenda logo acima da margem inferior.
NBR 8402 – EXECUÇÃO DE CARACTERES PARA ESCRITA EM DESENHOS TÉCNICOS
Visa à uniformidade e a legibilidade para evitar prejuízos na clareza do desenho e evitar a possibilidade de interpretações erradas, fixando as características de escrita em desenhos técnicos.
NBR 8403 – APLICAÇÃO DE LINHAS EM DESENHOS – TIPOS DE LINHAS – LARGURAS DAS LINHAS
NBR10067 – PRINCÍPIOS GERAIS DE REPRESENTAÇÃO EM DESENHO TÉCNICO
NBR 8196 – DESENHO TÉCNICO – EMPREGO DE ESCALAS
NBR 12298 – REPRESENTAÇÃO DE ÁREA DE CORTE POR
MEIO DE HACHURAS EM DESENHO TÉCNICO
NBR10126 – COTAGEM EM DESENHO TÉCNICO
NBR8404 – INDICAÇÃO DO ESTADO DE SUPERFÍCIE EM
DESENHOS TÉCNICOS
NBR 6158 – SISTEMA DE TOLERÂNCIAS E AJUSTES
NBR 8993 – REPRESENTAÇÃO CONVENCIONAL DE PARTES
ROSCADAS EM DESENHO TÉCNICO
Algumas normas são específicas para um determinado ramo da engenharia. Por exemplo:
NBR 6409 - para a execução dos desenhos de eletrônica,
NBR 7191 - para a execução de desenhos para obras de concreto simples ou armado
NBR11534 - para a representação de engrenagens em Desenho
Técnico.
NBR 6492 – Para representação de projetos de arquitetura
Terminologia (NBR 10647)
Quanto ao aspecto geométrico:
Desenho
...