Notificação da aplicação de um acidente
Trabalho acadêmico: Notificação da aplicação de um acidente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danesil • 25/10/2014 • Trabalho acadêmico • 1.355 Palavras (6 Páginas) • 213 Visualizações
Resumo
Este trabalho aborda os riscos existentes nas fases de armazenamento, beneficiamento e transporte de produtos agrícolas (grãos de cereais) e seus derivados, sob o ponto de vista da ocorrência de explosões do pó em suspensão, em indústrias de secagem e armazenagem de cereais e fábricas de rações e farelos. As causas do fenômeno são pouco conhecidas por empresários, técnicos e funcionários. Conhecem mais suas consequências, em geral extremamente danosas. A literatura especializada define explosões primárias e secundárias, faz uma explanação sobre os fatores influentes e locais de risco, descreve medidas preventivas para equipamentos e instalações, assim como analisa os sistemas construtivos seguros. Há muito o que se estudar sobre o tema. A prudência e segurança é importante nas atividades industriais sujeitas ao risco de explosão de pós em suspensão.
Palavras-chave: Explosão, Pó
Summary
This paper discusses the risks involved in the stages of storage, processing and transportation of agricultural products (cereals) and its derivatives, from the point of view of the occurrence of dust explosions in suspension drying and grain storage industries and factories feed and bran. The causes of the phenomenon are not well known entrepreneurs, technicians and staff. Know more consequences in general extremely harmful. The literature defines primary and secondary explosions, is an explanation of the influential and local risk factors, describes preventive measures for equipment and facilities, as well as analyzes the secure building systems. There is much to study on the topic. Prudence and safety is important in industrial activities subject to the risk of dust explosion in suspension.
Keywords: Blast, Powder
Sumário
1 Passo1..............................................................................................5
1.1 Do que depende a velocidade de combustão?..............................6
1.3 conclusão.......................................................................................6
2 Anexo noticia do acidente..................................................................7
3 passo 2.............................................................................................8
3.1passo 3...........................................................................................9
3.2passo 4.........................................................................................10
4 Bibliografia......................................................................................11
Passo1:
Todos os anos, dezenas de pessoas morrem em explosões acidentais, causadas por material composto de partículas que, em mistura com o ar, podem queimar rapidamente - e com efeitos dramáticos. Materiais que, em geral, não se imagina que podem explodir: farinha de trigo, açúcar, fibras de algodão... Apesar dos efeitos deletérios dessas explosões, é interessante entender como esses acidentes podem ocorrer - inclusive para evitá-los.
O que é uma explosão?
Antes de discutir como um pó pode explodir, vale lembrar que uma explosão não é necessariamente uma combustão, mas qualquer processo que gere um volume de gases relativamente grande em um espaço limitado e em um curto intervalo de tempo.
Por causa da quantidade de gás e da rapidez, a pressão gerada traduz-se em uma onda de choque. A velocidade de propagação da onda de choque é o que diferencia uma combustão simples de uma deflagração (quando a chama se propaga em uma velocidade inferior à do som) e de uma detonação (quando a chama se propaga a uma velocidade superior à do som).
Explosivos que deflagram (como a pólvora) não são capazes de causar grande estrago, a não ser quando confinados; já os que detonam (como o TNT), geram gases tão rápido que são perigosos mesmo quando em espaços abertos.
Curiosamente, a energia contida nos materiais explosivos não influencia diretamente a força da explosão: o que importa mesmo é a velocidade do processo.
Alguns números
A energia liberada em algumas explosões é menor que a contida em muitos combustíveis. Veja só: a queima de 100 g de pólvora gera mais ou menos 57 g de sólidos e 43 g de gases a cerca de 1000oC, ou seja, um volume de cerca de 150 L de gás, em um tempo da ordem de 50 milissegundos. No entanto, a energia liberada é de 275 kJ.
Em comparação, a mesma quantidade de algodão e ar libera 3 vezes mais energia, porém a uma velocidade muito mais baixa. Em geral...
Do que depende a velocidade de combustão?
Combustões são reações complexas que levam a diferentes misturas de produtos, dependendo das proporções entre reagentes e condições de reação. No entanto, ainda valem os conhecidos "fatores que afetam velocidades de reação", como condições do reagente (por exemplo, se está seco ou ligeiramente úmido), temperatura, a concentração e a área de contato.
Quanto maior a área de contato, maior é a facilidade de combustão. E é aí que se explica como um pó pode queimar tão rápido a ponto de explodir: a área de contato das partículas com o ar pode ser muito grande, dependendo de quão pequenas sejam as partículas.
Conclusão
Pós são materiais formados por partículas de meio milímetro (500 μm) ou menos. Enquanto um bloco de madeira de 1 cm, por exemplo, apresenta uma área de 6 cm2, o mesmo bloco reduzido a pó apresenta mais de 120 cm2 de área!
Já aconteceram explosões por causa de poeira acumulada em sistemas de exaustão de indústrias que trabalham com material sólido combustível, como madeira, farinha, açúcar, tecidos, etc., além das funestas explosões em minas de carvão (em que há também hidrocarbonetos).
Geralmente, a primeira explosão é pequena, mas a sua onda de choque
...