Noções Atuariais
Artigos Científicos: Noções Atuariais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlaristov • 10/6/2013 • 6.551 Palavras (27 Páginas) • 718 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADES DE CAMPO GRANDE/MS
POLO ZAPPEION
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTOS
CARLA CRISTINA RISTOV – RA 193492
KELVIN HENRY C. BITTENCOURT – RA 232809
LUCIO CARLOS NISHIDA – RA 201047
PAULO ROBERTO S. DA MATA RESENDE – RA 193015
ROBERTO DOMINGOS PORTILHO JUNIOR – RA 205492
Campo Grande/MS
2012/2
GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTOS
CARLA CRISTINA RISTOV – RA 193492
KELVIN HENRY C. BITTENCOURT – RA 232809
LUCIO CARLOS NISHIDA – RA 201047
PAULO ROBERTO S. DA MATA RESENDE – RA 193015
ROBERTO DOMINGOS PORTILHO JUNIOR – RA 205492
Professor EAD: Rozana Carvalho Pereira
Autor do Desafio: Carlos de Oliveira e Rossana Vasques
Campo Grande/MS
2012/2
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................04
Classificações e Nomenclaturas de Custos........................................................05
Esquema Básico da Contabilidade de Custo......................................................08
Analise dos Custos / Rateio da Manutenção da empresa Zeta...........................12
Previsão de Vendas, Demonstração do Resultado do Período e o Balanço Patrimonial ........................................................................................................14
Ponto e Equilíbrio Operacional e a Margem da Contribuição para os dois produtos A e B da empresa Zeta .......................................................................15
Principais Conceitos e a Importância do Sistema Orçamentário.......................19
CONCLUSÃO...................................................................................................20
Referencia Bibliográficas...................................................................................21
INTRODUÇÃO
A principal missão da contabilidade é proporcionar informações adequada e sistemática aos fenômenos dos patrimônios de uma empresa.
O objetivo da contabilidade financeira é o de fornecimento de informações sobre o desempenho administrativo de uma empresa. Assim a contabilidade financeira deve registrar as transações da empresa com o mundo exterior.
Uma descrição generalizada dos objetivos da contabilidade de custos é de aprender, classificar, registrar, analisar e interpretar o conjunto de valores físicos e monetários ocorridos.
Em suas atividades operacionais a empresa persegue sistematicamente a produção de bens ou serviços e consequentemente, vendas e recebimentos, bem como
no desenvolvimento do processo.
Consta-se, que o ciclo operacional da empresa ocorre de maneira normal e repetitiva e esse desenvolvimento pode ser definido como fases operacionais de uma empresa.
CLASSIFICAÇÕES E NOMENCLATURAS DE CUSTOS
1. Classificação de custos quanto à apropriação ao produto fabricado
Custos diretos – são aqueles que podem ser identificados individual e perfeitamente com o produto fabricado, sendo apropriado a ele de forma direta. Ex: material direto (matéria-prima e embalagem), mão de obra direta – MOD (representa os gastos salariais do pessoal que lida diretamente com o produto - operários) e custos relacionados à fabricação de um único produto (energia elétrica da produção, depreciação de máquinas, aluguel da fábrica).
Custos indiretos de fabricação ou de produção (CIF ou CIP) – são todos os demais custos dos produtos fabricados, que não podem ser identificados individualmente com os mesmos. São rateados ou alocados aos mesmos de maneira arbitrária, estimada. Critério de rateio é o parâmetro utilizado para as estimativas. Ex: seguintes gastos na fabricação de dois ou mais produtos - depreciação de máquinas, aluguel de fábrica, energia da produção, etc. Mão de obra indireta (MOI) – gastos salariais com o pessoal que lida indiretamente com o produto (supervisor de fábrica, pessoal do planejamento e controle da produção). Material indireto – material de custo irrelevante empregado na composição dos produtos finais cuja separação por cada um sairia dispendiosa (cola, verniz, prego etc).
2. Classificação de custos conforme o nível de atividade
Os custos classificam-se, conforme a variação no nível de atividade, em fixos e variáveis.
Custos fixos são aqueles custos que não variam em seu montante total conforme ocorram alterações no nível de atividade. Assim, qualquer aumento ou redução no nível de atividade não provocará mudança no total de custos fixos.
O nível de atividade normalmente relaciona-se ao volume de produção, mas pode também ser o nível de vendas. Um exemplo típico de custo fixo é o aluguel da fábrica. Este constitui-se de um valor fixo mensal que é gasto independente de haver produção ou não no período. Por este motivo, afirma-se que o custo fixo é mais fator do tempo do que da produção em si e também sua existência deve-se mais à capacidade de produzir, ou seja, a estar em condições de fabricar.
Custos variáveis são custos que variam em seu montante total conforme ocorram alterações no nível de atividade. Neste caso,
...