Nr 23 E Cosipe
Casos: Nr 23 E Cosipe. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dimiskosta • 3/5/2014 • 1.104 Palavras (5 Páginas) • 634 Visualizações
DAMIÃO ELEOTERIO DA COSTA
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ERGONOMIA E SAÚDE OCUPACIONAL
PROFESSOR PESQUISADOR: MARIA LUISA CORREA MUNIZ
POLO DE SERRA TALHADA
SERRA TALHADA,18 DE DEZEMBRO DE 2013
ANÁLISE ERGONÔMICA DE TRABALHO DE UM SETOR DE ATENDIMENTO DE UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA
Este estudo busca analisar ergonomicamente os profissionais do setor de atendimento em um escritório de advocacia, objetivando verificar a necessidade de adotar ferramentas e evidenciar a forma como a mesma influenciam nas atividades dos profissionais do setor e da organização em geral.
Este setor conta com duas funcionárias, uma delas trabalha em período integral, e a outra cobrindo seus intervalos de refeições e auxiliando-a em outras tarefas. Por causa disso a análise foi realizada pela primeira atendente, visto que a mesma tinha maior conhecimento das atividades que realiza e por ter um maior período para ser observada.
ANÁLISE DE DEMANDA
A demanda para a referida análise surgiu a partir de observações e da aplicação de um questionário à funcionária do setor, onde pôde observar que o setor funciona de 08:00 às 19:00 horas, de segunda a sexta-feira e aos sábados de 08:00 às 12:00 horas. Este setor se encontra na primeira sala do local onde funciona o escritório (sala de acesso), sendo que nesta sala se encontra várias cadeiras para os clientes esperarem atendimento e que por várias vezes se aglomeram e tumultua o ambiente com conversas, contribuindo dessa forma para o aumento de ruído no local.
Referente ao mobiliário este conta com uma mesa de forma comum e uma cadeira giratória. Os equipamentos existentes são um computador, um telefone com fax e uma calculadora, alguns apresentam algumas inadequações, como a disposição e a qualidade dos mesmos.
O relacionamento da funcionária com a colega de trabalho e com os clientes é bom, pois a mesma afirma que existe respeito devido tratar a todos com educação.
Diante do exposto, devem-se propor mudanças no planejamento físico e organizacional do trabalho desenvolvido no setor de atendimento do escritório de advocacia, com o objetivo de colaborar na qualidade de vida da funcionária.
ANÁLISE DA TAREFA
O setor de atendimento situa-se na sala que dar acesso ao prédio. O mobiliário possui varias irregularidades, como: mesa com vários equipamentos, cadeira sem regulagem e ainda várias cadeiras aglomeradas para os clientes. O monitor do computador fica sobre a mesa junto com o teclado, o mouse e o telefone-fax, enquanto a CPU está sob a mesa.
O setor é iluminado por quatro lâmpadas florescentes de 40W cada. Quanto a acústica do ambiente, o que mais acontece durante a jornada de trabalho, devido o alto nível de pressão sonora, é a falta de concentração, a dificuldade de compreensão das conversas e por conseqüência o surgimento de estresse e fadiga.
O setor é composto com apenas duas funcionárias, sendo que só uma trabalha em horário integral e a outra apenas a auxilia e a substitui nos horários das refeições. A jornada de trabalho é de 08:00 às 19:00 horas de segunda a sexta-feira e de 08:00 às 12:00 horas aos sábados. O total médio de atendimento, em todas as atividades é de 80/dia, sendo mais freqüente das 08:00 às 10:00 horas, de 12:00 às 14:00horas e de 17:00 às 19:00 horas, por ser para muitos clientes horários de intervalos nos seus devidos trabalhos.
ANÁLISE DA ATIVIDADE
Por meio do questionário verificou que a funcionária,encontra-se na faixa etária entre 18 e 25 anos, possuí curso técnico em administração e telemarketing e foi contratada com a função de auxiliar administrativo. Pôde se ver que o funcionaria durante o período de trabalho executa diferente atividades, como: recepcionas
...