Nuvem Híbrida
Por: carol2508 • 14/10/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 820 Palavras (4 Páginas) • 182 Visualizações
Como funciona uma nuvem Híbrida?
Uma nuvem híbrida é uma infraestrutura virtualizada sobre a qual se instala a camada do portal de autoatendimento, utiliza-se a automatização para acelerar a entrega de aplicativos e serviços.
Estes aplicativos e serviços podem ser originados de nuvens públicas e privadas, mas são todos apresentados por meio de um só portal de autoatendimento. O portal também oferece transparência financeira e gerenciamento operacional para garantir que o ambiente todo possa ser gerenciado em níveis de serviço específicos definidos pela equipe de TI, enquanto a empresa sabe pelo que está pagando e o quanto está pagando.
De acordo com o site http://brazil.emc.com/corporate/glossary/hybrid-cloud.htm (acessado em 24/08/2015) Os benefícios de uma nuvem híbrida são:
• Maior agilidade – os recursos de TI podem ser provisionados sob demanda e devolvidos ao pool de recursos com facilidade.
• Rápida escalabilidade – aloque os recursos de computação adicionais instantaneamente para atender às demandas de negócios devido aos momentos de pico e ao crescimento ou declínio da empresa
• Custos menores – os custos de infraestrutura, energia e instalação se tornam um modelo de "pagamento conforme o uso"
• Mais produtividade da equipe de TI – provisionamento automatizado por meio do portal de autoatendimento
• Maior utilização dos investimentos de TI
• Mais segurança e proteção dos ativos de informação
• Capacidade de intermediar serviços a partir de uma nuvem pública em vez de ter que criá-los conforme os requisitos do modelo de nuvem privada
• Recuperação de visibilidade em compras de TI feitas pelas operações de linhas de negócios fora da visibilidade da TI corporativa.
Quem usa nuvens híbridas e porque utiliza-las
Empresas de TI corporativas e entidades do governo estão tirando proveito das nuvens híbridas para permitir maior simplicidade, agilidade e redução de custos.
Uma nuvem híbrida é o modelo de computação em nuvem mais flexível e econômico, combinando o que o departamento de TI faz melhor com as capacidades dos provedores de TI externos. Permitindo assim que a organização inicie projetos com mais rapidez, se beneficie rapidamente de novas capacidades e oportunidades de receita e responda imediatamente às alterações no mercado, mudar para uma infraestrutura em nuvem faz com que a TI passe de um centro de custos para um parceiro estratégico.
Cuidados para evitar problemas
Tamanha diversidade exige cuidados para evitar que as vantagens se transformem em prejuízo ou desperdício de recursos.
Uma dessas medidas é a avaliação precisa de necessidades, do contrário, uma organização pode contratar serviços cuja capacidade está acima do necessário, gerando custos indevidos.
Outra é a desativação de recursos contratados no tempo certo. Se uma empresa utiliza serviços que cobram por hora, por exemplo, é importante desativar a ferramenta durante períodos em que não há demanda.
Assim se uma companhia possui uma nuvem privada, precisa monitorar o consumo de recursos para identificar as situações em que a capacidade da estrutura pode ser diminuída. Se o não fizer, haverá equipamentos consumindo recursos como energia e largura de banda desnecessariamente.
Nem sempre a solução mais barata é a melhor. Se os usuários necessitarem de um longo tempo de treinamento ou o serviço exigir migração para um plano de acesso à internet com mais capacidade, por exemplo, os custos adicionais podem acabar extrapolando o orçamento.
...