O Assoreamento: O que é?
Por: Leandro G Parvo • 21/11/2018 • Monografia • 573 Palavras (3 Páginas) • 141 Visualizações
Assoreamento: O que é?
O assoreamento é um processo natural, que constitui no acumulo de sedimentos, advindos tanto da erosão externa, através dos ventos, águas pluviais e degelo, de rochas elevadas, tanto do curso do rio, através do fluxo de água que se choca com as laterais do leito, que se depositam na parte inferior do leito, esse processo natural pode ser agravado pela ação antrópica, devido ao despejamento de lixo, levando, em certos casos, a extinção do córrego.
Locais de ocorrência
- Rio Passaúna (Curitiba- PR)
Localizada no primeiro planalto paranaense, pertence a uma sub bacia do rio Iguaçu, que possui cerca 150 Km2. Seu substrato é composto por rochas ígneas e metamórficas, diques de diabásio, sedimentos da Bacia de Curitba e depósitos quaternários. Em seus aspectos geomorfológicos, apresenta-se heterogênea, com relevo forte ondulado e ondulado formado por morros, colinas e outeiros. O clima em que a Bacia do rio se encontra é mesotérmico úmido, sem estação de seca.
Com a construção da barragem do rio Passaúna, o material gerado na bacia passou a ser retido no reservatório, assoreando a área e diminuindo progressivamente a capacidade de armazenamento da barragem e sua vida útil.
- Porto de Santos (Santos – SP)
Localizada na região metropolitana da Baixada Santista, no Estado de São Paulo. Onde os rios oriundos da Serra do mar carreiam além de água uma vazão solida de sedimentos de 1.193.810m³/s e apresentam o alto nível de interferência antrópica, sendo o principal deles o rio Cubatão. O sistema estuarino de santos é composto por três grandes estuários, sendo eles o estuário do Canal de Bertioga, Canal de São Vicente e o Canal do Porto de Santos, como pode ser visto na figura a seguir.
Figura: Localização dos Canais no Estuário de Santos.[pic 1]
De acordo com a imagem a baixo podemos ver as médias de assoreamento em todos os trechos do porto de santos, onde os trechos demarcados como 1,2,3 e 4 possuem porcentagens respectivamente de 19, 12, 6 e 14%
Figura: Porcentagem de assoreamento de cada trecho mostrado do porto de santos.
[pic 2]
- Reservatório de Cachoeira Dourada (GO/MG)
Localizado no trecho médio de Rio Paranaíba, o reservatório se encontra na divisa entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Os solos do local, típico de região tropical, são muito intemperizados e possuem baixa fertilidade natural. Predominam os Latossolos de textura argilosa ou muito argilosa. E o clima dominante na região é o quente e úmido.
O substrato da bacia e constituído por: Basaltos, arenitos e rochas graníticas e gnáissicas. Enquanto o relevo é constituído por formas de dissecação tabulares com elevações de topo plano.
Desde a inauguração da barragem até os dias atuais a barragem já perdeu 38% do seu volume original e, se considerado que o deposito sedimentar no fundo do reservatório é homogêneo e distribuído uniformemente por toda a barragem, a profundidade média do assoreamento é de 2,6 m.
- Rio Batalha (Bauru – SP)
O rio batalha na região de Bauru teve sua mata ciliar retirada, logo a terra exposta acaba, com o tempo, se depositando no fundo do rio, sendo que o assoreamento também atinge os córregos que abastecem o rio principal.
...