O CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO
Artigo: O CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: givaldovenancio • 10/10/2013 • 862 Palavras (4 Páginas) • 502 Visualizações
O caminho de uma organização na direção da excelência não é uma linha reta e tampouco pode ser comparado a uma corrida de curta distância. Ao contrário, a melhor analogia seria com uma maratona. Trata-se de um caminhar cheio de obstáculos, que a organização só consegue suplantar com constância de propósitos e mobilização de todas as suas competências. A melhor forma de descrição é o da curva “S”, que representa o tempo e o esforço despendidos na implementação dos grandes empreendimentos de engenharia. O caminho para a excelência apresenta pontos relevantes que definem os estágios de maturidade para o sistema de gestão da organização.
1 DESENVOLVIMENTO
A empresa CATONA trabalha de maneira onde os colaboradores possuem um desejo grande de trabalhar, a empresa apresenta condições para que o trabalhador se sinta a vontade e sente-se peça chave da organização, no estudo apresentado é fácil reconhecer a preocupação que a empresa mostra com seus colaboradores.
Essa organização hoje pode ser considerada como uma empresa que crescerá, pois a liderança é peça chave, e a mesma sabe aproveita e liderar com capacidade e ética.
Segundo Chiavenato (2000, p.107) “Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meios do processo da comunicação humana para a consecução de um determinado objetivo."
Partindo desta premissa de liderança sabemos que existem 3 tipos estilos de liderança que são: liderança autocrática, democrática e liberal, a liderança faz com que a organização caminhe nos rumos certos e cresça.
A empresa ASPEN inicialmente antes de Renato assumir a presidencia trabalahva como sistema liberal onde todos possuiam autoridade, conforme o mesmo relata no texto “Anos atrás eu tinha essa visão das pessoas participarem, de se sentir donas da empresa.”.
Nos dias atuais a empresa trabalha como modelo de liderança democrática onde o líder democrático toma suas decisões com o consenso do grupo incentivando a participação de todos na tomada de decisões. Delegando autoridade para que seus liderados sugiram e executem os objetivos traçados, aceitando as decisões do grupo e não se esquecendo de usar o feedback.
Atualmente a empresa trabalha com o modelo de Gestão de Pessoas onde o Presidente diz: “que é possivel e necessario ser feliz no trabalho”. Para comprovar que a empresa trabalha com este modelo de gestão podemos utilizar a seguinte frase do texto que diz: “Na ASPEN buscamos competencias diferentes... Epiritualidade é uma delas...”.
A ASPEN é uma empresa que está em constante crescimento, assim a mesma oferece aos seus colaboradores possibilidades de crescimento e aprendizado, a empresa tem uma visão multidisciplinar assim o desenvolvimento proffisonal e organizacional é obtido atraves de esforços e O reconhecimento dos funcionarios, a empresa busca um crescimento maior mais não esquece que os colaboradores são peça chave para esse crescimento.
A empresa busca em seus colaboradores competencias atipicas quando comparadas a outras organizações a equipe de recrutamento e seleção de pessoas é treinada para usar o “feeling”,a percepção e a intuição.
Primeiramente são estudas as habilidades humanas da pessoa, como: o que ela gosta de fazer, se ela gosta de conviver em um ambiente
...