O CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Trabalho acadêmico: O CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: monicaassuncao • 10/4/2014 • Trabalho acadêmico • 1.170 Palavras (5 Páginas) • 292 Visualizações
s
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO DE FUNÇOES ADMINISTRATIVAS 4
3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 5
4 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS.....................................................................6
5 ANALISE DE MARCADO.........................................................................................7
6 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO............................................8
7 ESTRUTURAS DE MERCADO................................................................................9
8 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL................................................................................10
9 CONCLUSÃO.......................................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
O americano Frederick Winslow Taylor, considerado um dos Pais da Administração, desenvolveu uma teoria cientifica sobre a administração, onde sua preocupação era aumentar a produtividade por um novo modelo de trabalho, que utilizava as máquinas como principal diferencial e que trouxeram o aumento da produtividade. Taylor acreditava que, com o aumento da produtividade as empresas ficariam satisfeitas e com o desempenhos de seus funcionários poderiam ter maiores salários. Taylor entendia que o sucesso do individuo estava associado ao sucesso da organização. As teorias aplicadas por Taylor podem ser resumidas em quatro Princípios da Administração Cientifica;
• Função técnica – relacionada a produção
• Função comercial – relacionada a compra e venda
• Função financeira – relacionada a captação e gestão de recursos
• Função segurança – relacionada a proteção do patrimônio
• Função contábil – relacionada aos registros contábeis
• Função administrativa - cabe a essa função integrar as outras cinco funções.
3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO
Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade, esta a razão de ser da contabilidade. Segundo Padoveze (2000, p. 36)” é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém”. Esse conjunto de informações tem o objetivo de controlar o patrimônio de uma empresa segundo Padoveze (2000, p. 36) ”é a definição para contabilidade.”
Para Vicenzo Massi (Ragioneria Generale) contabilidade tem por objetivo destacar o patrimônio da entidade como aspecto mais importante ao seu desenvolvimento, sendo a escrituração apenas uma ferramenta do processo contábil. Tal estudo distinguiu-se em três partes: a estática, a dinâmica e a revelação patrimonial.
4 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS
O capital social, representa o investimento efetuado na sociedade pelos proprietários e acionistas, que adquiriram os títulos denominados de ações. Financeiramente ou contabilmente conceituando, é a parcela do patrimônio líquido de uma empresa ou entidade oriunda de investimento na forma de ações (se for sociedade anônima) ou quotas (se for sociedade por quotas de responsabilidade limitada) efetuado na companhia pelos proprietários ou acionistas o qual abrange não somente as parcelas entregues pelos acionistas, mas também os valores obtidos pela empresa e que, por decisão dos acionistas ou proprietários são incorporados no capital social.
O capital de terceiros, são dívidas assumidas pelas entidades e que deverão ser pagas no futuro. As obrigações, em contabilidade, representam valores líquidos e certos a serem desembolsados, como: duplicatas a pagar, impostos a recolher, debêntures a pagar, contas a pagar, empréstimos a pagar, contribuições sociais a recolher, salários a pagar, férias a apagar, décimo terceiro salário a pagar, gratificações a pagar etc.
5 ANÁLISE DE MAERCADO
Mercado, é o local onde se encontram produtores e consumidores de uma determinada região, sendo, qualquer lugar onde se reúne para vender e comprar produtos de qualquer espécie., chamado também de mercado livre. Atualmente o mercado livre não sofre interferências governamentais, o governo brasileiro, entende que, quanto menos intervir, melhor será o funcionamento dos mercados.
6 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO
Demanda pode ser definida como, quantidade de um determinado bem ou serviço que o consumidor deseja adquirir em determinado período de tempo”.
Oferta pode ser definida como, quantidade de um determinado bem ou serviço oferecido ao mercado em um determinado período de tempo.
Equilíbrio de mercado pode ser definido como, a relação de demanda e oferta, quando a quantidade de bens ou serviços que o consumidor quer comprar é a mesma quantidade de bens ou serviços oferecidos pelo mercado. A interação de demanda e oferta determina o preço e a quantidade de equilíbrio de um produto no mercado.
Preço Demanda Oferta Situação Mercado
2,00 14 2 Excesso
...