O Cabeamento Estruturado
Por: Jocéia Nunes • 24/9/2015 • Artigo • 1.831 Palavras (8 Páginas) • 166 Visualizações
ESTRUTURA DE REDES
Antes de conceituarmos Cabeamento Estruturado, faz-se necessário definirmos Estrutura de Redes.
Segundo o site www.conceito.de, o termo rete provem do latim e é utilizado para definir uma estrutura que segue um padrão característico. Quando nos referimos a uma rede, estamos falando sobre
...estruturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos nós desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmo códigos de comunicação (por exemplo, valores ou objetivos de desempenho). Uma estrutura social com base em redes é um sistema aberto, altamente dinâmico suscetível de inovação sem ameaças ao seu equilíbrio(...).(CASTELLS, 2000, p.498 in http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/enraizea/htms/busca_conceito_redes.htm).
O princípio básico de uma organização em rede é o compartilhamento de objetivos e o intercâmbio de informações.
As redes de computadores surgiram com o intuito de interligar os equipamentos de processamento de dados, objetivando o compartilhamento de recursos e informações, além da redução dos custos de recursos de hardware e softwares.
Essa rede é subdivida em três categorias:
LAN - Local Area Network: Trata-se de uma rede de carácter local, que apenas atende uma área geográfica reduzida (escritório e/ou empresa). A rede interliga um quantidade limitada de computadores e, normalmente, é de domínio privado.
MAN - Metropolitan Area Network: Possui carácter metropolitano e atende uma área geográfica maior que a abrangida pela LAN (campus universitário, cidade, região). Seu funcionamento é, normalmente, resultado da interligação de várias LAN. Pode ser possuir domínio privado ou público.
WAN: Wide Area Network: Distingue-se das anteriores pela capacidade de abranger uma grande área geográfica (país, continente) e pela sua estrutura de telecomunicações. Geralmente possuem carácter público e são geridas por um operador de telecomunicações.
A figura abaixo ilustra a área de abrangência geográfica da LAN, MAN e WAN.
Figura 1: Área de abrangência geográfica da LAN, MAN e WAN
Segundo Costa (2010)
A definição da rede estruturada baseia-se na disposição de uma rede de cabos, integrando os serviços de voz, dados e imagens que, facilmente pode ser redirecionada no sentido de prover um caminho de transmissão entre quaisquer pontos desta rede. Numa rede projetada seguindo este conceito, as necessidades de todos os usuários podem ser atendidas com facilidade e flexibilidade. (COSTA, 2010:30)
Um elemento fundamental para o perfeito funcionamento de uma rede de computadores é a estruturação do cabeamento.
2. CABEAMENTO ESTRUTURADO
2.1 CONCEITO
Costa (2010) define cabeamento estruturado como sendo
... um cabeamento para uso integrado em comunicações de voz, dados e imagem, preparado de tal forma que atende aos mais variados layouts de instalação, por um longo período de tempo, sem exigir modificações físicas da infraestrutura. (COSTA, 2010:31).
Compreendemos, então, que o cabeamento estruturado
É um sistema de cabos, conexões, terminações e normas de instalação e administração que providenciam à integração dos serviços de voz, dados, imagem, vídeo, controle e sinalização, independente dos sinais transmitidos, dos equipamentos usados ou do layout do local da instalação. Deve permitir a conexão física entre todas as áreas de trabalho, além de acomodar os serviços encontrados hoje em um edifício comercial e os que virão, além de permitir mudanças de forma rápida e segura. (SENAI, 2008:15)
Costa (2010) informa, ainda, que apenas um cabeamento é capaz de atender diversos tipos de sinal em baixa tensão e teve sua origem nos sistemas telefônicos comerciais
... onde o usuário constantemente mudava sua posição física no interior de uma edificação. Desta forma, foi projetado o cabeamento de maneira a existir uma rede de cabos fixa horizontalmente, ligada a uma central de distribuição. Na central de distribuição, fazendo a escolha do cabo determinado, cada ponto da rede pode ser ativado ou desativado, alternando-se assim a posição da tomada por meio de uma troca de ligações. A evolução do sistema fez com que a central de distribuição pudesse se interligar a diversos tipos de redes, mantendo fixo, o cabeamento horizontal, e as tomadas são de múltiplo uso. Desta maneira acrescentaram-se as redes de computação, sistema de alarme, sinal para automação de processos, sinal de vídeo, etc. (COSTA, 2010:31)
Atualmente o conceito de cabeamento estruturado está presente em quase todos os projetos de edificação, visto que elaborar um projeto de edificação comercial, industrial e/ou residencial sem considerar a infraestrutura do cabeamento estruturado e suas características próprias é fazer com que o projeto já nasça apresentando deficiências estruturais.
É preciso, portanto, considerar dentro do projeto de edificação, a necessidade de instalação dos conjuntos de produtos de conectividade, tais como: cabos, tomadas, pugles e componentes de conexão. Essa instalação deve, obrigatoriamente, seguir os padrões e normas tanto local, nacional, internacional e dos fabricantes, considerando alguns itens como: arquitetura aberta; meio de transmissão e disposição física padronizados; aderência a padrões internacionais e projeto e instalação sistematizados.
2.2 OBJETIVO
O objetivo maior de efetuar um cabeamento estruturado é atender aos mais variados layouts de instalação, por um longo período de tempo, sem exigir modificações físicas da infraestrutura (COSTA, 2010:31). Assim assume-se que o cabeamento estruturado traz robustez a estrutura do CPD, facilitando adições à rede e a organização e documentação do mesmo.
2.3 APLICAÇÃO
O sistema de cabeamento estruturado permite que os usuários da rede, através de um mesmo ponto de ligação e um único sistema de cabeamento, realizem a conexão com os mais variados sistemas de comunicação: telefone, TV a cabo, sensores, alarmes,
...