O Caminho Da Sustentabilidade
Monografias: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patriciaobpop • 10/3/2014 • 2.450 Palavras (10 Páginas) • 182 Visualizações
O Caminho da Sustentabilidade
Com base na leitura do texto: ONG promove projeto de sustentabilidade em comunidades carentes.
Objetivo Geral: O objetivo é desenvolver uma ação mobilizadora, capaz de promover a articulação entre diferentes setores da economia. O programa tem como objetivo reduzir o desperdício de energia nas residências, contribuindo para ampliar a consciência da sociedade sobre este tema; capacitar as famílias no combate ao desperdício, criando espaços de referência em gestão do consumo eficiente por meio das tecnologias da informação e comunicação e fomentar na sociedade o debate sobre ligações clandestinas, que uma prática ilegal, promovendo uma verdadeira mudança cultural
Objetivos Específicos: Produção do portal comunitário do Alto Leme, que tratá informações locais, históricas, turísticas da comunidade, serviços oferecidos, oportunidades de emprego, etc, agregando também mídias sociais, vídeos, imagens e ferramentas cidadãs de monitoramento, como georreferenciamento, abaixo-assinados eletrônicos, Wiki Mapps, entre outros. Este site será atualizado pelas pessoas da própria comunidade, que terá capacitação no uso das ferramentas em um curso promovido pelo CDI. Além disso, será promovida oficinas de comunicação comunitária, com jornal mural, rádio e panfletos. O próximo passo será a articulação das comunidades para formalização de parcerias que possam promover melhorias efetivas na região, como saneamento básico, coleta de lixo, infraestrutura local, distribuição de energia elétrica, etc. Essa articulação será feita com ONGs, governos, empresas e quaisquer atores que possam influenciar e ajudar para que as ações sejam colocadas em prática.
Público – Alvo: comunidades carentes do Rio de Janeiro.
Texto elaborado pela equipe – Sustentabilidade em comunidades carentes do Rio de Janeiro
O projeto é sustentável porque, promove a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável.
As idéias de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis. Da mesma forma, áreas que antes eram consideradas meramente extrativistas e que estavam condenadas ao extermínio por práticas predatórias, hoje tem uma grande chance de se recuperarem após a adoção de projetos de exploração com fundamentos sólidos na sustentabilidade e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis. Da mesma forma, cuidando para que o envolvimento das comunidades viventes nessas regiões seja total e que elas ganhem algo com isso; todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.
O objetivo geral do projeto de sustentabilidade lançado pelo CDI em parceria com duas comunidades do Rio de Janeiro é contribuir para a redução do consumo de energia elétrica nas comunidades de baixo poder aquisitivo, buscando a adequação da necessidade de consumo à capacidade de pagamento e a melhoria dos serviços prestados, com a troca da rede elétrica, dos postes, de geladeiras e de lâmpadas para equipamentos mais eficientes e modernos. Além de reduzir o desperdício de energia nas residências, contribuindo para ampliar a consciência da sociedade sobre este tema; capacitar as famílias no combate ao desperdício, criando espaços de referência em gestão do consumo eficiente por meio das tecnologias da informação e comunicação e fomentar na sociedade o debate sobre ligações clandestinas, que uma prática ilegal, promovendo uma verdadeira mudança cultural.
Onde algumas comunidades carentes do Rio de Janeiro serão beneficiadas.
Exemplo 2: Uma empresa multinacional fabricante de produtos químicos se instala em um município brasileiro interiorano, atraída pelas condições de mão de obra, pelas deficiências na fiscalização ambiental e pela abundância de recursos naturais. Após algum tempo, o sistema de monitoramento de águas subterrâneas de um órgão ambiental brasileiro começa a detectar a contaminação da água que é utilizada para abastecer a cidade.
Como resolver o problema? Será que é possível elaborar um projeto de sustentabilidade, considerando-se aspectos econômicos, sociais e ambientais?
O ambiente natural tem sido modelado em seu detrimento pelo homem. A harmonia com a natureza foi rompida devido ao descontrolado crescimento do mercado industrial e as consequencias da densificação e expansão urbana, gerando a desqualificação de certos espaços urbanos, bem como o comprometimento do meio ambiente natural, neste caso analisado pela equipe o modelo social capitalista da empresa de produtos químicos é um dos fatores que tem perpetuado esta situação, pois este passou a usar a natureza de maneira predatória, comprometendo os recursos naturais e gerando estruturas de resíduos que podem vir a colocar em risco à sobrevivência do ser humano, e sua existência. Além de toda exploração da obra da mão de obra barata, aproveitando-se da miséria da população, oferecendo longas jornadas de trabalho, falta de registro de trabalho, colocando em risco todo e qualquer ser humano dependente de tal trabalho para complementação de sua renda.
Não é possível manter a natureza intacta, pois muitas das regiões naturais e seus ecossistemas já desapareceram. Porém, outras paisagens naturais ainda estão intactas, ou podem ser recuperadas, ou até mesmo ser transformadas a nosso favor, urbanizando, através do respeito com as leis ambientais. Desta maneira poderemos formar uma cidade harmônica através da criação de um novo ambiente urbano, baseado no equilíbrio, na qualidade de vida populacional e na sustentabilidade tanto da cidade como para suas estruturas. Para que obtenha o resgate e a conservação destes bens paisagísticos é preciso primeiramente se combater o crescimento urbano descontrolado e muitas vezes ilegal e depois criar princípios de conservação e reeducação social.
Os valores ambientais de cada região
...