O Caminho da Sustentabilidade
Por: frnclldomingues • 8/9/2016 • Trabalho acadêmico • 943 Palavras (4 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1] | Faculdade Anhanguera Educacional Comunicação Social- Habilitação em Publicidade e Propaganda |
|
Francielle Domingues Cruz Ra: 6814004180
O caminho da sustentabilidade
Santa Barbara d'Oeste
Setembro de 2013
Francielle Domingues Cruz Ra: 6814004180
O caminho da sustentabilidade
Atividade de Autodesenvolvimento apresentada como parte da avaliação da disciplina de Responsabilidade social e meio ambiente do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Anhanguera de Santa Barbara, ministrado pela Prof.ª Silvia Alves Calvalcanti.
Prof.ª Silvia Alves Calvalcanti
Santa Barbara d'Oeste
Sumário
Introdução
Desenvolvimento sustentável e suas dimensões
A crise ambiental
Conclusão
Referencia Bibliográfica
Introdução
Neste trabalho veremos o que é e o que faz o Desenvolvimento Sustentável e para ter uma ideia do que seja apresento aqui uma definição citada no artigo Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico por Elimar Pinheiro do Nascimento que foi analisado para realização deste trabalho: “desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras em satisfazer suas próprias necessidades”.
Este trabalho tem como objetivo analisar a posição da autora sobre o tema “o caminho da sustentabilidade” e suas ideias para assim ser feito um texto dispondo tais ideias.
Desenvolvimento sustentável e suas dimensões
Sendo o desenvolvimento sustentável(DS) uma forma de suprir as necessidades do presente sem prejudicar as necessidades das gerações futuras são propostas três dimensões a respeito do DS que são respectivamente: ambiental, econômica e social.
Porem Elimar Pinheiro acredita que devam existir cinco dimensões sobre DS que são: Politica, cultural, ambiental, econômica e social.
Sendo a dimensão politica ou de poder, a dimensão que prevê que para as mudanças dos padrões de produção é necessária a organização em conjunto com as decisões politicas para a resolução da desigualdade social e exploração violenta dos países subdesenvolvidos que não se resolvem em bate-papos entre organizações governamentais e multilaterais.
A dimensão cultural visa à mudança dos padrões de consumo e estilo de vida, para isso é necessário a mudança dos valores atualmente impostos pela sociedade para valores que deem importância ao ter melhor e felicidade baseada no usufruir não no possuir e consumir.
A dimensão ambiental vem sendo a mais visada entre todas as dimensões e prevê o consumo onde ecossistemas possam se manter e renovar, ou seja, consumo compatível onde a matéria-prima que sustenta a economia não seja extraída exageradamente, para se manter os recursos naturais.
A dimensão econômica prevê o aumento da produção utilizando recursos recicláveis, autossustentáveis, permissivos, que diminuam a degradação ambiental sem afetar o desenvolvimento econômico, trata-se da ecoeficiência, continua inovação tecnológica para recursos sustentáveis.
A dimensão social prevê erradicação da pobreza, criar um sistema socialmente igualitário onde todos tem o suficiente pra viver dignamente, sem que sejam prejudicados os recursos naturais e energéticos dos outros, segundo a autora prevê a justiça social.
Observando as cinco dimensões propostas por Elimar Pinheiro desenvolvimento sustentável precisa de uma reforma intelectual e moral para que sejam adotas as medidas necessárias para a implementação das dimensões propostas pela ONU, ambiental. Econômica e social.
...