O Campo da Computação ou Informática
Por: Henrique Vasconcelos Araújo • 28/10/2018 • Monografia • 1.080 Palavras (5 Páginas) • 103 Visualizações
TRABALHO
DE
METODOLOGIA
Henrique Vasconcelos Araújo
Resumo do Livro de Metodologia
Capitulo 2:
O campo da computação ou informática é uma área nova no campo das ciências e por estar em constante desenvolvimento possui-se uma discrepância de estilos de pesquisa e uma baixa conformação à metodologia cientifica.
Após o ano de 2000, os cursos da área foram definidos pela Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática, do Ministério da Educação, em quatro denominações: Bacharelado em Ciência da Computação; Bacharelado em Sistemas de Informação; Licenciatura em Informática; Engenharia de Computação. Porem estas atribuições são imprecisas, pois um licenciado em Informática poderá exercer a função de um bacharel em SI.
“Apresentação de um Produto”
Dentre um ramo que está em constante descoberta e evolução é aceitável uma pesquisa que procura apenas apresentar algo novo, o que se torna difícil de comparar um trabalho exposto com trabalhos anteriores, pois estes não podem existir. Esses trabalhos são pouco prováveis que áreas mais maduras os reconheçam.
Mesmo que se esteja trabalhando em uma área nova do conhecimento, é interessante que a pesquisa demonstre que se está resolvendo um problema relevante. Se o problema é relevante, então provavelmente já se tentou resolvê-lo, e a partir daí, já é possível traçar um comparativo.
Esse tipo de artigo deve ser evitado, pois ele pode ser considerado uma propaganda do sistema desenvolvido e cada vez mais o mercado tem se mostrado exigente e que as pesquisas contenha conteúdo que agrega valor ao ensino.
“Apresentação de algo Diferente”
É uma área mais amadurecida que mostra uma forma diferente de resolver um problema e consiste em comparar as técnicas. Um exemplo típico desse tipo de pesquisa seria um trabalho em Engenharia de Software no qual se apresenta uma nova técnica para realizar algo, em que se compara essa técnica com outras técnicas existentes.
É uma forma de apresentar que o método funcionou naquele caso, mas não necessariamente irão funcionar todas às vezes, portanto não possui provas com rigor científico.
Para que esse tipo de pesquisa funcione é necessário que se tenha uma boa hipótese de trabalho, uma boa teoria construída para sustentá-la e uma boa argumentação para fazer com que um eventual leitor se convença da validade da teoria, mesmo sem poder testá-la com métodos estatisticamente aceitos.
A grande maioria dos trabalhos de mestrado e doutorado é sobre propor uma melhoria em relação às outras coisas, porém mostrar que a proposta é verdadeira é difícil.
“Apresentação de algo Presumivelmente Melhor”
Está nova abordagem por ser mais amadurecida que as outras exigem que qualquer nova abordagem apresentada seja comparada quantitativamente com outras da literatura. Na falta de banco de dados (benchmark) internacionalmente aceitos ou acessíveis, o próprio autor do artigo acaba criando e realizando os testes que demonstram que a sua abordagem é melhor do que as outras.
Este tipo de abordagem por necessariamente ter de ser testada e gerar muito trabalho o autor deverá deixar bem claro os métodos de aplicação e isolar todos os possíveis fatores que possam afetar o resultado.
Para se ter uma maior credibilidade neste método é necessário deixar claro que a área que será comparada é recente e que os últimos anos não se teve tanto avanço e declarar que um sistema é mais de usar deve-se dizer e deixar bem claro o que seria esse “mais fácil de usar”.
“Apresentação de algo Reconhecidamente Melhor”
A apresentação de dados empíricos é de extrema relevância para a aceitação dos resultados, pois estes resultados são apresentados em função de testes padronizados e internacionalmente aceitos. Neste caso o autor deverá buscar os dados de entrada para testar a sua abordagem em um Benchmark conhecido e apresentar os resultados utilizando uma métrica aceita pela comunidade. Caso a abordagem seja superior às outras anteriores, esta passará a ser considerada, o estado da arte!
Então pode ser feito a seguinte observação que a área da computação esta dividida em três tipos de pesquisa: Formal; Empírica; Exploratória.
Capitulo 3:
A preparação de um trabalho de pesquisa é uma etapa que deve ser realizada antes que se comece a escrever sobre a pesquisa. Pesquisa científica é considerada uma produção de novo conhecimento e pesquisa é visto como revisão bibliográfica para suprir as necessidades e déficits de conhecimento. O segredo para que se tenha sucesso é ter um bom objetivo.
...