O Cristo Ressurreto
Por: SergioPavani • 25/10/2022 • Trabalho acadêmico • 748 Palavras (3 Páginas) • 91 Visualizações
Jesus, o Galileu
A figura de Jesus, o Galileu, constitui sem dúvida um momento decisivo de nossa história. No entanto, continua sendo ainda um trecho enigmático, apesar da multiplicidade de estudos sobre ele ao longo da história da investigação, que desembocou numa proliferação notável e bem variada de publicações durante estes últimos anos. Resta dizer que tampouco esta pequena obra tem a pretensão de decifrá-lo. Seu único desejo é oferecer um novo pensamento sobre Jesus sob uma perspectiva que não tenha sido ainda suficientemente levada em conta.
A base dessa perspectiva é muito elementar; porém, e talvez exatamente por isso, ainda não foi valorizada em todas as suas consequências. Trata-se do fato indiscutível de que a missão de Jesus de Nazaré foi um acontecimento histórico. Não foi certamente um meteorito caído do mundo celeste, cuja estrutura e desenvolvimento estariam fora das coordenadas dos acontecimentos da história sobre esta Terra. Isso implica, em primeiro lugar, que a missão de Jesus teve de ser coerente com seu imediato contexto histórico. E este foi, por um lado, o judaísmo palestino do século primeiro, no qual teve seu lugar e sua base, e, por outro, o movimento do cristianismo nascente, que representa seu efeito histórico imediato. Porém, nele há algo mais implicado.
Como tal acontecimento histórico, a missão de Jesus esteve imersa necessariamente nos avatares e condicionamentos da situação histórica em que se desenrolou. Isso quer dizer que não foi prefigurada automaticamente, mas estava aberta a várias possibilidades, já que seu caminho dependia, entre outras coisas, da acolhida dos obstáculos que se lhe impunham. Jesus um autêntico processo evolutivo. Porém, convém esclarecer que a dimensão decisiva desse processo não foi a evolução psicológica da biografia de Jesus, coisa que se tem dito em muitas ocasiões e de diversas maneiras desde a investigação antiga até os nossos dias. O decisivo foi o processo evolutivo da "biografia" do acontecimento salvífico que Jesus designava como "reino de Deus" e a cujo serviço estava toda sua missão. Esse acontecimento proclamado e trazido à cena por Jesus era, com efeito, um acontecimento histórico em pleno dinamismo. Sua finalidade era a renovação da história do povo de Israel e, por seu meio, a transformação da história de todos os povos da Terra. E assim como tal acontecimento histórico dinâmico teria de abrir caminho dentro da encruzilhada da situação histórica concreta, que, enquanto tal, estava sempre aberta a diversas possibilidades.
O presente livro define concretamente, ao longo da missão de Jesus, uma sequência de três grandes etapas que se correspondem com outros tantos projetos de implantação desse maravilhoso acontecimento libertador de Deus. Trata-se, efetivamente, de projetos com características próprias, ainda que com princípios e estrutura básica semelhantes, já que a finalidade de todos eles eram a mesma. Além disso, deu-se uma autêntica sequência ordenada desses projetos, de modo que se pode descobrir um traçado geral, já que o projeto posterior assumiu os elementos e as dimensões fundamentais do anterior. Descobre-se, de fato, uma tendência a uma progressiva e maior radicalização por causa da inviabilidade de um projeto devida à rejeição por parte de seus destinatários. Longe
...