O ESTADÃO
Por: Lorenna Cruszinis • 16/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.503 Palavras (15 Páginas) • 118 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
lorenna pereira dos santos chagas
AUDITORIA DE RECURSOS HUMANOS, LEGISLAÇÃO E ROTINAS TRABALHISTAS, RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E SEMINÁRIO V.
[pic 3]
Goiânia
2015
lorenna pereira dos santos chagas
AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS, LEGISLAÇÃO E ROTINAS TRABALHISTAS, RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E SEMINÁRIO V.
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Auditoria em Recursos Humanos, Legislação e Rotinas Trabalhistas, Recrutamento e Seleção e Seminário V.
Prof. Rinaldo Lima, Jossan Batistute, Alcides José da Costa Filho e Cláudia Cardoso M. Napoli.
Goiânia
2015
SUMÁRIO
1. Introdução............................................................... 4
2. Objetivo...... ........................................................ 5
3. Desenvolvimento..................................................6
3. Considerações Finais..........................................12
4. Bibliografia.................................................................13
- INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão apresentadas informações com base no artigo O ESTADÃO, 2015. (ESTADÃO, 2015). Pois de maneira pratica e didática verificaremos as situações dispostas em cada situação citada: Oferta e demanda, recrutamento e seleção, rescisão contratual e um modelo de auditoria. Em meio ao processo de substituição das mãos de obra devido à crise econômica, profissionais de média e alta gestão são os primeiros alvos dos cortes e as vagas para preenchimento das posições tem salários menores e mais atribuições. Em setores específicos, n0o entanto, as demissões começam pelos níveis mais baixos e sobem na hierarquia à medida que a situação econômica se agrava, segundo especialistas de Recrutamento e Seleção ouvidos pelo Broadcast, serviço em tempo real de agencia estado.
- OBJETIVO
Tenho como objetivo neste trabalho, levantar um estudo baseado no artigo Estadão 2015, enriquecendo o conhecimento do leitor, assim, levando a ter uma clareza da Auditoria em Recursos Humanos, Legislação e Rotinas Trabalhistas e Recrutamento e Seleção, necessários para o desenvolvimento da gestão.
- DESENVOLVIMENTO
O recrutamento e seleção de pessoas embora constituam um processo contínuo são termos diferentes com fronteiras entre si. De um modo geral o recrutamento consiste na procura e atração de candidatos para uma determinada função dentro da empresa, enquanto que a seleção consiste na escolha e tomada de decisão do candidato que ocupará o cargo disponível na organização. Analisando o mercado atual nos deparamos com uma realidade diferente de todas as crises passadas do mercado, pois podemos observar que empresas estão demitindo seus executivos e contratando novos executivos com menos experiência, e com um salário menor. Esta nova postura tem gerado uma situação atípica; pois a demanda de vagas para cargos de direção tem sido menor do que a oferta de executivos a procura de emprego.O recrutamento externo é a forma de divulgação de uma vaga fora da empresa, para atrair candidatos externos. As fontes externas de recrutamento podem ser: anúncios de emprego em jornais, revistas ou rádios, empresas de recrutamento, recomendações de funcionários, escolas e universidades, sindicatos e associações, arquivo de antigos candidatos e contatos com outras organizações. O recrutamento online é definido como “o processo de recrutamento realizado via eletrônica, através da Internet ou da Web".
A Internet está a assumir um papel importantíssimo no recrutamento e seleção, pois a divulgação de oportunidades profissionais através da Internet é atualmente "uma realidade em elevado crescimento". Desta forma, "a internet transforma-se em vitrine de emprego".
Existem duas formas pelas quais se pode realizar recrutamento on-line: através de sites dedicados a carreiras, ou através dos sites das empresas.
As empresas tentam detectar em seus candidatos, além do conhecimento, a sua capacidade em colaborar para aumentar a produtividade e, conseqüentemente melhorar o resultado da empresa. Sendo assim, os profissionais almejados são pessoas voltadas ao resultado, que apresentem características e habilidades que possam estabelecer relações interpessoais saudáveis, partilhar, flexibilizar, associar, integrar, iniciar, motivar, superar, ou seja, capazes de promover conexões em busca da constante inovação. Dentro deste contexto, pode-se dizer que o perfil exigido pelo mercado é de um profissional polivalente, ou seja, aquele que possua as competências técnicas e que ainda consiga ter uma visão abrangente, capaz de visualizar a empresa como um todo, para resolver ou, no mínimo, minimizar os problemas do cotidiano. Além disso, as organizações estão delineando um novo perfil de funcionário, com características que são extremamente importantes para o novo contexto organizacional, como por exemplo, criatividade, iniciativa, visão de negócio, foco no cliente, espírito empreendedor, etc.
Por fim, pode-se salientar que existe, no mercado de trabalho, a necessidade de um profissional completo que consiga conciliar suas competências técnicas e as suas características pessoais ou indo mais além, apresentar múltiplas competências, tendo em vista que, as empresas perceberam que seu maior capital não está em equipamentos, cofres, instalações ou bens materiais, mas sim no capital humano, no que este pode conhecer e oferecer para seu maior desenvolvimento.
O conceito de empreendedor corporativo permanece um mistério para muitos administradores. Porém, a presença de profissionais com essa característica dentro das empresas nunca passa despercebida. Eles são, acima de tudo, inovadores e criativos, capazes de impulsionar o desenvolvimento interno, ampliando a atuação da empresa em outras áreas. São empreendedores, mesmo que não sejam donos do próprio negócio.
...