O Levantamento experimental da curva de uma bomba centrífuga
Por: kaduibrasil • 6/6/2015 • Bibliografia • 2.849 Palavras (12 Páginas) • 523 Visualizações
MÁQUINAS HIDRÁULICAS – PARTE EXPERIMENTAL
TÍTULO: Levantamento experimental da curva de uma bomba centrífuga.
OBJETIVO: Obter a curva de funcionamento de uma bomba centrífuga.
INTRODUÇÃO
A curva mais comum e mais utilizada em dimensionamentos de bombas centrífugas é curva altura manométrica [pic 1] versus vazão [pic 2], que é obtida com o rotor operando em velocidade constante (n). Ao trabalharmos com essas curvas, temos graficamente as seguintes variáveis: altura manométrica (Hm), rendimento (h) e NPSH (requerido em função da vazão). Dependendo do fabricante as curvas de altura manométrica e de rendimento podem ser criadas em um único gráfico ou em gráficos separados.
Os gráficos são plotados pelos fabricantes e posteriormente publicados na forma de catálogos. Percebemos que as condições de funcionamento de uma bomba são caracterizadas pelas três variáveis citadas acima. Para bombas centrífugas, estes gráficos possuem a seguinte forma:
[pic 3] [pic 4] [pic 5]
A importância da determinação deste gráfico está na determinação do ponto de trabalho da bomba, pois esse ponto é obtido no encontro dessa curva com a curva característica da bomba. Sabemos que as bombas tem a função de elevar a pressão em um determinado fluido para que esse possa ser elevado com uma pré-determinada vazão. A demanda de energia utilizada ou necessária para tal é o indicador do tipo de bomba que será utilizada. Para isso é de fundamental importância conhecer a relação “Vazão (Q) x Altura Manométrica (H)”, a fim do emprego mais consciente desse tipo de equipamento.
- Como a tubulação de sucção é curta e a válvula instalada é de passagem plena, neste experimento pode ser desprezada a perda de carga na tubulação de sucção.
Obs.: Descrever sobre o que é qual a finalidade de se obter a curva de funcionamento de uma bomba centrífuga. (Descrito na introdução).
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
No laboratório.
Preparação:
Medida da vazão: pode ser utilizado o reservatório de medida ou o Tubo de Venturi.
Medidas das pressões: conectar o manômetro de Bourdon de 25mca à tomada de pressão RECALQUE do painel de inox (quadro da esquerda ou da direita).
Conectar o vacuômetro à tomada de pressão sucção do painel de inox (quadro da esquerda ou da direita).
É conveniente proceder à retirada das bolhas na linha de manometria.
Fazer esquema do experimento.
Ensaio: fechar totalmente a válvula de entrada do quadro em uso. Nesta situação a bomba está operando com vazão nula e com pressão máxima.
Note que neste ensaio pode ser utilizada qualquer uma das linhas. Recomenda-se utilizar a linha do tubo liso ¾” ou o Tubo de Venturi.
Atuar sobre a válvula de entrada varrendo toda a faixa e obtendo, no mínimo, 10 valores de Vazão, [pic 6] e [pic 7] indicadas diretamente no manômetro de Boordon.
No relatório deve conter o significado de pressão de recalque e pressão de sucção.
Altura do Reservatório (mm) | Volume Coletado (L) | Tempo Cronometrado (min) | Vazão (L/min) | [pic 8] (mca) | [pic 9] (mca) |
Análise dos dados: A elevação da bomba será: [pic 10]. Neste caso podem ser desprezadas a diferença de cotas entre a sucção e o recalque e as perdas de carga nestes trechos de tubulação. A elevação da bomba fica reduzida a: [pic 11] .
Converter as unidades e montar a tabela:
[pic 12] | [pic 13] |
Montar um gráfico linear com [pic 14] no eixo das abscissas e a vazão [pic 15] no eixo das ordenadas.
Comentários e Conclusões.
Referências bibliográficas
Gimenes,Rogério Disponível<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgS0IAL/bombas-curvas-caracteristicas>. Acesso em: 25/03/2015
Disponívelem<http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/recalque/6178/>Acesso em: 25 de Março de 2015
Disponível em <http://itubombas.com.br/downloads/especificacoes-tecnicas.pdf>. Acesso em: 25 de Março de 2015
Disponível em <http://wiki.sj.cefetsc.edu.br/wiki/images/2/2c/Selecaobombas.pdf>. Acesso em: 25 de Março de 2015
...