O Lúdico E A Alfabetização
Trabalho Universitário: O Lúdico E A Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: donna2014 • 30/11/2013 • 4.058 Palavras (17 Páginas) • 451 Visualizações
O Lúdico e a Alfabetização
Hélida Glysdiane de Souza Souto
Luciane Bernardino de OLiveira
Rosangela Aparecida Moraes Batista
Semíramis de Lourdes Freitas
Valéria Severino Jacob
Verônica Pereira do Nascimento
Resumo
O projeto cumpriu com o objetivo proposto, apontando e comprovando em cada conteúdo aplicado o desenvolvimento e a interação junto às crianças. A metodologia utilizada na realização deste projeto foi à pesquisa bibliográfica. Respaldada por renomados autores e em seus referenciais teóricos, observamos a importância de se trabalhar com o lúdico e que se bem aplicadas, certamente ajudarão no desenvolvimento da educação psicomotora e consequentemente, no processo escolar. O brincar é a oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem, pois brincando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita, enfim aprende com facilidade. Estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança. Proporciona também a aprendizagem, o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração da atenção. Este tema apresenta um enfoque retrospectivo, por levar em conta autores do passado, que ressaltavam já naquela época a importância do lúdico na educação infantil. E apresenta um caráter prospectivo porque estuda e procura salientar os benefícios do lúdico para a criança enquanto aluno hoje e enquanto cidadão do amanha. Auxiliando os educadores a perceber a importância de se trabalhar com as atividades lúdicas. A conclusão final permite ressaltar a importância de se trabalhar com o lúdico, podendo ajudar e muito no processo de ensino/aprendizagem. Onde o lúdico não representa aquela ideia de passatempo, de "joguinhos", mas compreendemos a sua importância para a aprendizagem sendo possível proporcionar atividades diferenciadas aos alunos. "Se a vida é um jogo e o jogo pode se transformar em brincadeira, por que não viver brincando e aprender com a brincadeira? ” (MARTINS, 2002).
Palavras chaves: Lúdico; Jogos e brincadeiras Educação infantil; Brincar.
Abstract
The project complied with the proposed objective, pointing and showing each applied research development and interaction with the children. The methodology used in this project was to research literature. Backed by renowned authors and their theoretical, noted the importance of working with the playful and are well implemented, will certainly help the development of psychomotor education and thus the school process. The play is the opportunity for development and learning, as playing the child experiences, discovers, invents, exercise, finally learns easily. Stimulates curiosity, initiative and self-confidence. Also provides the learning, the development of language, thought and concentration of attention. This theme features a retrospective approach, by taking into account the authors of the past, even at that time that highlighted the importance of playfulness in early childhood education. And features a character because prospective studies and seeks to highlight the benefits of playfulness to the child as a student and now as a citizen of tomorrow. Assisting educators to realize the importance of working with play activities. The bottom helps highlight the importance of working with the playful and can help a lot in the process of teaching / learning. Where that is not the playful pastime idea of “games”, but understands its importance for learning and can provide differentiated activities for students." If life is a game and the game can turn into a joke , why not live and learn from playing the game ? "(Martins , 2002) .
Keywords: Playful, Games and jokes education; Play.
Introdução
O presente artigo apresenta aspectos abordando o tema O lúdico e a alfabetização foi realizado na Escola de Educação Infantil Cores e Flores, situada na Av. Independência Nº 649 esquina com a Rua Alfredo Guedes Nº 1885 Bairro : Centro - Cidade : Piracicaba São Paulo , seguindo a linha da docência e atendeu ao público de 2 a 5 anos.
O projeto teve como ponto culminante brincadeiras que viabilizaram a constatação das referências bibliográficas. Brincadeiras como: Dança das Cadeiras, Corrida de Sacos, Corrida do Ovo, Pata Choca, entre outras. Foram aplicadas na semana decorrente do dia das Crianças.
O objetivo principal foi concluir que o brincar faz parte da construção do conhecimento e desenvolvimento cognitivo e interação entre o grupo. Os conhecimentos foram transmitidos de forma lúdica e prazerosa, utilizou-se o imaginário infantil, que proporcionou uma aprendizagem significativa, além de desenvolver o psicomotor o lado afetivo e cooperativo entre as crianças. O Projeto serviu para desenvolver de forma lúdica as habilidades motoras e psicomotoras, o lado imaginativo e criador de comportamento grupal e autônomo das crianças. A criança necessita do brincar, brincar ara ela é viver. Através da brincadeira as crianças desenvolvem suas habilidades, constroem e descontroem conhecimentos e simbolizam suas vivências num contexto cultural da sociedade .
Aprender brincando é benéfico, além de ser significativo e assimilativo. A brincadeira, a recreação é tão importante quanto a alimentação e está assegurado no ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente).
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Os principais autores pesquisados para o desenvolvimento do projeto foram estes: Vygotsky, Piaget, Decroly, Friedman entre outros. Para Vygotsky apud Coll et AL.(1983,p.10) “as funções psicológicas superiores são fruto do desenvolvimento cultural”, que acompanham o indivíduo ao longo de sua vida.
As brincadeiras são ferramentas, que facilitam as descobertas e compreensões para um mundo cheio de possibilidades, uma fonte de conhecimento que possibilita considerar o brincar como parte integrante da atividade educativa e do processo ensino-aprendizagem. Vygotsky (1984)
Vygotsky (1984) ainda considera a criança um ser interativo, pois segundo ele as crianças utilizam-se das interações sociais para a construção de saberes, aprendem as regras, através dos outros e não no individual.
Na brincadeira a criança passa a conduzir seu comportamento pelo mundo imaginário, isto é, o pensamento está separado dos objetos e a ação das
...