O MODELO DE ARTIGO
Por: João Víktor • 29/9/2021 • Artigo • 421 Palavras (2 Páginas) • 133 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA AMAZÔNIA[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
CURSO DE BACHARELADO EM BIOMEDICINA
RAISSA SIBELLE LIMA ROCHA (27019883)
FERNANDO MIRANDA (04044104)
ROSANE NASCIMENTO (04053546)
NAYLLA ADRIA DA SILVA (27020953)
LUDMILA FROTA (04049314)
PREPARAÇÃO DE XAROPE SIMPLES
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
[pic 6]
SANTARÉM - PA
2021
- INTRODUÇÃO
Xarope é a forma farmacêutica aquosa caracterizada pela alta viscosidade, que apresenta não menos que 45% (p/p) de sacarose ou outros açúcares na sua composição, que contêm uma ou mais substâncias químicas. Os xaropes geralmente contêm agentes flavorizantes. Quando não se destina ao consumo imediato deve ser adicionado de conservadores antimicrobianos autorizados. Os xaropes apresentam algumas vantagens como, por exemplo: valor energético; função edulcorante que melhora o sabor e o aroma do fármaco; função conservante que evita a contaminação microbiológica das preparações; e aumento da dissolução.
A produção dos xaropes o torna mais agradável, pois eles muitas vezes conseguem mascarar um sabor desagradável de um fármaco com a utilização de flavorizante. E podem ser atrativos para crianças por permitir a utilização de corantes. Por isso, a utilização de xaropes no tratamento de idosos e crianças é importante já que muitos deles sentem dificuldades na ingestão de outras formas farmacêuticas como, por exemplo, comprimidos ou cápsulas.
Os xaropes simples podem ser preparados a frio ou a quente. Quando preparados a frio os xaropes ficam menos corados, mas não eliminam microrganismos e apresentam dificuldade de filtração. E quando preparados a quente, oferecem rapidez de dissolução da sacarose e eliminação de subprodutos, entretanto, esses xaropes ficam mais amarelados, o que caracteriza uma desvantagem. O aquecimento exagerado pode incentivar a perda de água e aumentar a formação de açúcar invertido, que ocorre quando no aquecimento a sacarose é misturada com água, ocorre uma reação química chamada hidrólise, que é a quebra da sacarose em glicose e frutose. Sendo essa hidrólise a responsável pelo escurecimento do xarope.
A sacarose é obtida da Saccharum officinarum e outras fontes, são cristais brancos ou incolores, é inodoro, seu sabor é adocicado, estável ao ar, é finamente dividido e é higroscópico e absorve até 1% de umidade, sua decomposição ocorre entre 160°C e 186°C, é muito solúvel em água, pouco solúvel em etanol e praticamente insolúvel em etanol anidro.
- OBJETIVO
Preparar 100 ml de xarope simples a base de sacarose.
- MATERIAIS E REAGENTES NECESSÁRIOS
Balança Analítica
Chapa Aquecedora
Vidro de Relógio
Béquer
Bastão de Vidro
Cálice
Espátula
Colher espátula
...