O Marketing Na Vida Das Pessoas
Trabalho Universitário: O Marketing Na Vida Das Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thacamposp • 29/5/2014 • 545 Palavras (3 Páginas) • 410 Visualizações
Na atualidade vivemos em um mundo capitalista e globalizado, no qual várias organizações possuem ramificações em várias partes do globo, cada uma lutando para conseguir aumentar cada vez mais o seu espaço, usando estratégias para que as pessoas consumam sempre mais seus produtos ou serviços e gerem mais lucros a tais organizações.
Para poderem sobreviver em um mundo com a competições cada vez mais acirrada, onde cada cliente cativado é uma conquista, o marketing é utilizado através de suas ferramentas para que o consumismo seja crescente, muitas vezes sem levar em conta a responsabilidade social e as conseqüências que o consumismo exacerbado pode causar, como fazer com que os indivíduos consumistas, fiéis e viciados em determinados produtos, principalmente alimentícios, tenham problemas de ordem financeira, social e de saúde em virtude de consumirem determinado produto que empurram-lhe goela abaixo através de um bombardeio de propagandas.
Os grandes meios de comunicação são as principais armas das grandes organizações, ricas e poderosas, com condições de realizar grandes campanhas com o auxílio desses meios, permitindo às grandes empresas cativar, influenciar e aumentar o apoio às suas causas.
Quando falamos de um produto, sabemos que existem esforços para que ele seja notado, apreciado e adquirido. São os esforços de marketing. Meios que visam potencializar as vendas dos produtos, utilizando a divulgação através da promoção, propaganda, embalagem etc.
O marketing pessoal é a mesma coisa, porém em benefício de sua própria carreira. É fazer-se notado! Não simplesmente ser notado, mas ser notado por suas qualidades, habilidades e competências. Não é ser o chamado “puxa- saco”.
Ser notado desnecessariamente e por suas “aparições” tolas é péssimo, uma vez que será lembrado, com freqüência, que não é um bom profissional. Neste caso, aquele ditado: “falem mal, mas falem de mim” não é um bom lema, uma vez que falar mal significa comentar que você não é a pessoa ou o profissional ideal.
Dicas para fazer um bom marketing pessoal:
1. Você deve ter liderança, desenvolvendo assim habilidades de influenciar pessoas e ser um formador de opinião.
2. Deve transmitir confiança aos seus chefes e companheiros de trabalho. Deve ser a pessoa que todos sabem que se algo precisa ser bem feito, tem que ser feito por você.
3. Precisa saber o que está fazendo e porque está fazendo. Fuja de fazer apenas algo que mandam fazer, sem saber do que se trata. Diferencie-se, torne-se um especialista em suas atividades e o motivo para a execução delas.
4. Saiba trabalhar em equipe e administrar conflitos. Mesmo que você tenha mais habilidades em determinadas atividades, colabore para o desenvolvimento de seus colegas de trabalho. Afinal, uma equipe coesa produz mais, melhor e com maior satisfação.
5. Saiba valorizar seu trabalho e apresente bons resultados. Tenha uma boa visibilidade. Sempre que tiver oportunidade, além dos resultados apresente seus projetos e idéias, mesmo que informalmente.
6. Seja uma pessoa otimista e bem-humorada. Ninguém gosta de rabugentos, aqueles profissionais cuja presença faz murchar até o pequeno cacto ao lado da mesa. Pessoas otimistas e bem humoradas proporcionam um ambiente agradável
...