O NOVO MUNDO DO TRABALHO
Dissertações: O NOVO MUNDO DO TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: badeca • 2/5/2013 • 10.217 Palavras (41 Páginas) • 876 Visualizações
UFRRJ
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS
Trabalho: Antigos Paradigmas e Novos Rumos
Nancy Alencar Pimentel
2006
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS
TRABALHO: ANTIGOS PARADIGMAS E NOVOS RUMOS
NANCY ALENCAR PIMENTEL
Sob a orientação do Professor
Dr. Silvestre Prado de Souza Neto
e Co-orientação do Professor
Edival
Monografia apresentada como exigência parcial do Curso de Pós-Graduação “Latus Sensu” de Gestão Estratégica de Recursos Humanos do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (UFRRJ).
Seropédica, RJ
MARÇO de 2006
RESUMO
Esse trabalho de pesquisa teve como objetivos: levantar dados históricos apontando os antigos paradigmas que regiam a trajetória do trabalho ao longo do tempo no Brasil; contribuir para preparação e reinserção de trabalhadores no atual mercado de trabalho; identificar as crescentes transformações que o mundo vem enfrentando oriundos do desenvolvimento da ciência e da tecnologia que afetam o trabalho; identificar os atuais paradigmas do mundo do trabalho. As questões de estudo da pesquisa foram: como se configurava o mercado de trabalho e como ele se apresenta agora e até que ponto o trabalhador está preparado para ser inserido nesse mercado sempre em constante transformação? Como resultado do levantamento bibliográfico, pode-se afirmar que o trabalhador não está preparado para esse novo mercado de trabalho e desconhece os seus novos paradigmas. A metodologia utilizada nesse estudo foi a que atende à demanda de urgência em se encontrar soluções para adequar, qualificar e requalificar o trabalhador dos dias atuais garantindo sua inserção e permanência no mercado de trabalho atendendo às suas demandas. Para tal, foi realizada pesquisa bibliográfica com levantamento e seleção de bibliografia, leitura analítica, fichamento dessas leituras, e, finalmente, análise comparativa. As conclusões e recomendações pretendem suscitar, em primeira instância, a necessidade de acesso aos pressupostos teóricos pertinente ao tema, por parte de educadores e profissionais em todos os níveis. Num segundo momento, que pretende-se seja imediato e concomitante ao primeiro, a revisão e o direcionamento da prática numa convergência de “inter-multi-transdisciplinaridade”, onde, acima de tudo, se deflagre o caráter formal e político da educação profissional e da gestão estratégica dos recursos humanos.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 01
1 TRABALHO NO BRASIL: uma abordagem histórica 04
1.1 Breve Retrospectiva Histórica 04
1.2 Trabalho Indígena no Brasil 05
1.3 Trabalho Escravo no Brasil 06
1.4 Trabalho nas Capitanias Hereditárias 07
1.5 Trabalho no Brasil no Período das Invasões 08
2 O TRABALHADOR E O MERCADO DE TRABALHO: vínculos necessários 10
3 O MUNDO DO TRABALHO NO SÉCULO XXI 12
3.1 Fases da Globalização 12
3.2 Neoliberalismo 13
4 ANTIGOS E NOVOS PARADIGMAS 20
5 CONCLUSÕES 23
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22
I N T R O D U Ç Ã O
Diante da rápida e constante mudança e transformação dos antigos paradigmas do mundo do trabalho, vejo-me impulsionada, como educadora que sou, a compreender, me adaptar e contribuir para que novos paradigmas sejam estabelecidos para alavancar essa transformação cada vez mais crescente.
Segundo reportagem de Weinberg (2005), na Revista VEJA, o Brasil ocupa, hoje, a 15ª economia mundial, e, deveria aprender com a Coréia do Sul as sete lições básicas que revolucionaram a educação naquele país, a saber: concentrar os recursos públicos no ensino fundamental; premiar os melhores alunos com bolsas e aulas extras; racionalizar os recursos em prol de melhores salários para os professores; investir em pólos universitários voltados
...