O PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA.
Trabalho Escolar: O PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lucas_Felipe • 16/3/2015 • 263 Palavras (2 Páginas) • 892 Visualizações
O PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA.
O princípio da capacidade contributiva, está totalmente relacionado a capacidade econômica de uma pessoa, é um desmembramento do princípio da igualdade no Direito Tributário.
Tal princípio pode ser compreendido de duas formas, sentido objetivo (presença de uma riqueza passível de ser tributada) e em sentido subjetivo (determina qual parcela da riqueza pode ser tributada em virtude das condições individuais), portanto, o Estado é obrigado a cobrar o tributo não em razão da renda potencial das pessoas, mas sim da que a mesma efetivamente dispõe.
Em outras palavras, é uma maneira de controlar de uma forma justa e honesta as riquezas de uma pessoa, como por exemplo: um traficante seja ele de qualquer espécie de produto, comercializa produtos ilegais sem pagar quaisquer impostos sobre essas mercadorias, seu lucro será muito grande, e ele terá que aplicar e esse dinheiro em bens assim como qualquer pessoa normal. Comprar carro, casa, moto, apartamentos, ranchos, barcos entre outros bens materiais. No Entanto como ele justificaria o dinheiro para comprar tais bens? De onde veio sua renda? É por isso que temos tanta “lavagem de dinheiro” em nosso pais.
Não é que você não pode ser rico ou milionário, você pode comprar o que quiser, desde que justifique a origem do seu dinheiro, se não, o rico ficaria cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre.
O intuito do princípio da capacidade contributiva na ordem jurídica tributária é a busca de uma sociedade mais justa onde a maior tributação recaia sobre aqueles que possuam maior riqueza.
Resumindo, quanto mais se ganha, mais se paga.
...