O Planeta Terra, e a Influência do Satélite Natural
Por: Diana Marques • 14/11/2018 • Ensaio • 931 Palavras (4 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 2]
Conteúdo
Introdução 2
O Planeta Terra, e a influência do Satélite Natural 3
O Planeta Terra: 5 Expressões e/ou Ditados Populares, explicá-los 4
Webgrafia 5
Introdução
A Lua é o satélite natural da Terra que a orbita praticamente desde a sua formação.
Os ditados populares - ou adágios, provérbios ou outras coisas que se lhe queiram chamar - são, na sua essência, a manifestação mais autêntica do saber popular apurado e refinado ao sabor do tempo. Neles são vertidos séculos de experiências e saberes adquiridos na dura experiência da vida, muitas vezes contemplando as teses e antíteses do mesmo princípio. Não obstante, estas máximas são “pedaços de língua” que nos definem enquanto povo e cultura e que transmitem entre gerações, senão princípios basilares da moral, pelo menos alguns ensinamentos e orientações que, no mínimo, nos podem ajudar a ter uma visão calejada e prática das diversas situações pelas quais a vida nos faz atravessar.
Para além disso são pequenos poemas deliciosos de ouvir, preferencialmente da boca de uma avó de cabelos grisalhos, voz doce e colo terno.
Uma das particularidades mais interessantes da nossa língua é a abundância de expressões idiomáticas utilizadas pelo povo desde tempos imemoriais e que, empregando muitas vezes palavras e construções frásicas perdidas no tempo, significam coisas tão banais como "não faço isso" ou "a outra hipótese era bem melhor"!
Aqui vamos tentando reunir algumas dessas genuínas peças musicais do cancioneiro que é a língua portuguesa.
O Planeta Terra, e a influência do Satélite Natural
A Lua é o satélite natural da Terra que a orbita praticamente desde a sua formação. Existem três teorias que tentam explicar como a lua surgiu. A primeira teoria, chamada de co acreção, diz que a lua teria surgido exatamente ao mesmo tempo que a terra a partir da Nebulosa Protoplanetária Solar; a segunda teoria, chamada de fissão, diz que a lua se formou a partir de uma parte da Terra que se teria solto dela por força do movimento de rotação no período em que ela estava em junção; e, a terceira teoria, chamada captura, diz que a lua é um planeta que foi capturado pela força gravitacional da terra. Mas, a teoria mais aceite atualmente, é uma quarta teoria que propõe que a origem da lua se deu através da colisão entre a Terra com um objeto tão grande quanto Marte há cerca de 4,5 bilhões de anos, que teria feito com que ambos se misturassem e, depois, parte do material resultante da colisão se soltasse, originando a Lua. Seja qual for a sua origem, a lua possui forte influência sobre a Terra. Principalmente quando falamos de campo gravitacional.
A atração que existe entre a lua e a Terra provoca o efeito de marés. De fácil observação nos mares e oceanos, o que poucos sabem é que o fenómeno de marés também pode ser observado nos continentes, onde causa variações de dezenas de centímetros. O fenómeno das marés influencia, também, a rotação da Terra atrasando-a em cerca de 1,5 milissegundos a cada 100 anos e afastando a Lua da Terra em 3,8 cm por ano. Também é por causa da força gravitacional que podemos observar apenas metade da Lua, ela faz com que os movimentos de rotação e translação da lua sejam sincronizados para que ela fique sempre com a mesma face voltada para nós. A chamada “face oculta” da lua só pôde ser estudada através das fotografias tiradas pelos astronautas que ficaram em órbita dela.
...