O Que é Psicodiagnóstisco
Por: 143608606672 • 18/5/2020 • Projeto de pesquisa • 558 Palavras (3 Páginas) • 121 Visualizações
O que é Psicodiagnóstisco:
- O psicodiagnóstico é um procedimento que avalia as condições psicológicas de um indivíduo.
- É um processo científico que tem como intuito identificar forças e fraquezas na condição psíquica do paciente com um foco na existência ou não de uma psicopatologia.
- No processo de psicodiagnóstico, deve-se partir de um levantamento introdutório de hipóteses que serão ou não testificados ao decorrer do tempo, tendo em vista objetivos concisos.
- Avaliam aspectos específicos através de testes psicológicos e utilização de técnicas projetivas e de entrevistas.
Entrevista Inicial :
-A entrevista Inicial é denominada como uma entrevista semi-dirigida, ela permite que a conversa seja direcionada com foco mas também com certa flexibilidade.
Um de seu objetivo é conhecer melhor o paciente, se atentando então em pontos chaves, como: a verbalização que o paciente nos comunica, ou seja, sua entonação, forma de expressar, gestos verbais e não verbais e neste quesito observar se há concordância entre o discurso trazido ou contradições presentes. E para melhor aproveitamento da entrevista inicial, é fundamental que o terapeuta tenha clareza de seu objetivo para aquele encontro e bem explicitado também para o seu paciente, evitando portanto, que ele malogre com as expectativas criadas de início a respeito de seu atendimento.
Entrevista com os pais:
-Em caso do psicodiagnóstico infantil, é fundamental a presença dos pais ou responsáveis da criança na entrevista inicial. Não somente a figura materna, mas também a paterna, dividindo-se então a responsabilidade e a atenção ao paciente, já que o filho é fruto de ambos. Além disso, a presença dos dois (mãe e pai) permite a observação diretamente sobre o papel que cada um desempenha na relação e quais percepções tem sobre o filho.
Através da relação dos pais, o psicólogo também poderá observar como eles se relacionam consigo mesmo e de que maneira, como equipe, compartilham um com o outro, ao contarem sobre suas apreensões. Trazendo por conseguinte, a noção de como é o âmbito familiar.
É importante também, que o psicólogo investigue sobre as expectativas que os pais da criança nutrem em relação ao tratamento psicológico e ao conhecimento que dispõem sobre o processo do psicodiagnóstico. Essas informações permitirá que o psicólogo esteja ciente da ótica que os pais tem sobre a Psicologia Clínica, e de que maneira esperam ser ajudadas no processo do psicodiagnóstico, o que permitirá ou não, maior aceitação ao tratamento psicológico.
Hora de Jogo Diagnóstica:
-A Hora de Jogo Diagnóstica constitui um recurso ou instrumento técnico que o psicólogo utiliza dentro do processo psicodiagnóstico que tem como desígnio conhecer a realidade da criança que foi trazida à consulta. Obtendo como base o brincar livre e espontâneo da criança, permitindo então, a observação por meio de brinquedos quais são os conflitos básicos, as principais defesas e fantasias da criança, liberando, dessa forma, o aparecimento de uma perspectiva ampla a respeito do seu funcionamento mental.
...