O Que é Cientifico
Ensaios: O Que é Cientifico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosemaria • 4/5/2014 • 950 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
ALVES, Rubem. O que é científico? São Paulo: Loyola, 2007.
RESUMO
Rubem Alves nascido em Boa Esperança, no sul de Minas Gerais, no dia 15 de setembro de 1933, educador, teólogo, psicanalista e escritor, escrevendo vários livros e artigos sobre religião, educação e questões da existência, além de publicar muitas obras voltadas para crianças; de formação presbiteriana, ele optou pelo pastorado, depois de mergulhar nos estudos teológicos no Seminário Presbiteriano de Campinas.O livro trata-se do questionamento “O que é científico”, como é possível destacar a ciência diante do não científico e de que forma a mesma, tem influencia na vida do ser humano, com relação a todas as coisas que esta ao seu redor; sendo que cada capítulo vem relacionando, com o uso constante da nova analogia ou comparação com as coisas simples do nosso dia a dia, facilitando assim o entendimento desse questionamento que existe por todo o livro.
O QUE É CIENTÍFICO?(I)
“Para se ser um bom filósofo é preciso ser seco, claro e sem ilusões.” (p.81)
“Não sou filósofo porque não penso a partir de conceitos.” (p.81)
O texto mostra que pode sim existir opiniões distintas, porem muito desses pareceres é considerado incorreto por não ter comprovação cientifica considerada uma hipótese sem fundamento; sendo que respostas corretas são encontradas a partir de uma seriem de estudos e pesquisas, feitas pela maioria das vezes pelos cientistas.
O QUE É CIENTÍFICO?(II)
“Nietzsche se deu conta da mesma analogia e afirmou que “a mente é um estômago”. Quem entende como funciona o estômago entende como funciona a cabeça.” (p.87)
“Analogia é um dos mais importantes artifícios do pensamento.” (p.87)
Acontece que existe uma inclinação natural da mente em acreditar que só é real aquilo que é real para ela (o que é, cientificamente, uma estupidez) – de modo que,quando normalmente se diz “isso não é cientifico” está se afirmando, implicitamente, que aquilo que não é comida para estômago algum. (p.91)
Nesse trecho o autor usa a analogia, usando entre a mente e o estômago, ambos muitos diferentes, porem olhando pelo modo que o autor colocou existem semelhanças. Possuindo habilidades de digerir novas e diferentes informações, processando-as, gerando bons ou maus resultados; sendo que para ser “digeridos” de ser cientifico.
O QUE É CIENTIFICO?(III)
“No jogo existe uma “dança” entre a liberdade e a regra fixa.” (p.94)
“Filosofia é um jogo de linguagem, um jeito de usar as palavras.” (p.96)
“Precisamos dos dois: do conhecimento e da beleza. Mas beleza não é cientifico.” (p.98)
Nesse capitulo é mostrado que existe varias opiniões de modo que tenha, quase, como obrigação comprovar isso como verdade, exemplificando de forma que haja uma liberdade, sem deixar as regras de “lado”, ou seja, seguir suas próprias convicções sem desrespeitar a “realidade concreta” formadas por cientistas.
O QUE É CIENTIFICO?(IV)
“As palavras do cientista têm por objetivo enunciar a verdade.” (p.101)
“A ciência nasceu da confiança dos sentidos.” (p.101)
“Isso também é parte da realidade. Sem ser científico.” (p.103)
Os cientistas, independente da área atuante. Tem por comprovar o que te causa desconfiança e incerteza, disputando a vontade de solucioná-los. Porem muitas vezes essa realidade engana; mas nem tudo que é cientifico, é aceito pela sociedade, pois as aceitando, de certa forma esta quebrando seus preceitos.
O QUE É CIENTIFICO?(V)
“Quem está convicto da verdade não precisa escutar.” (p.105)
“Nenhuma instituição está livre dos demônios das convicções.
...