O Que é Layont
Monografias: O Que é Layont. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucaspandrade1 • 9/3/2015 • 1.446 Palavras (6 Páginas) • 192 Visualizações
A configuração de instalação (em inglês layout) estabelece a relação física entre as várias atividades. O layout pode ser simplesmente o arranjar ou o rearranjar das várias máquinas ou equipamentos até se obter a disposição mais agradável. No entanto, numa grande indústria, este procedimento não é tão simples, pois um simples erro pode levar a sérios problemas na utilização dos locais, pode originar a demolição de estruturas, paredes e até mesmo edifícios e consequentemente causar custos altíssimos no rearranjo. Para evitar tudo isto é necessário realizar um estudo, encontrando assim o melhor planeamento de layout. Pois, os custos relativos ao planeamento de um layout são inferiores aos custos relativos ao rearranjo de um layout defeituoso. Existem vários tipos de layouts e cada um deles se adequa a determinadas características, sendo uns mais vantajosos que outros. No planeamento do layout é necessário ter em conta todos os factores (os materiais, a maquinaria o Homem, o movimento, a espera, o serviço, a construção e a mudança, pois estes factores podem influenciar negativamente o planeamento do layout.
Pode constar no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal
Postado por Fernanda Machado Diehlàs 17:2718 comentários:
Indicadores de problemas no Layout
Seguem alguns indicadores de um mau aproveitamento de espaço:
Demora excessiva: a análise de processos pode demostrar, longe de falhas em seus passos, uma deficiência da distribuição espacial.
Fluxo confuso do trabalho: esse fluxo pode ser uma consequência da demora excessiva, mas às vezes, o fluxo indevido não causa tão somente demora no andamento burocrático, porém decisões errôneas, consultas desnecessárias a pessoas, que também pode estar afetando o trabalho de outras unidades da organização;
Excessiva acumulação: a má distribuição espacial pode gerar acúmulo de pessoas e documentos, assim as unidades crescem e fica difícil aumentar o espaço físico.
Má projeção de locais de trabalho: essa é uma deficiência ligada especificamente ao layout projetado para os postos ou locais de trabalho. Decorrem na maioria das vezes por ter sido elaborado por pessoal não qualificado, ou então, ter sido elaborada segundo a vontade de cara grupo de pessoas destinadas a determinado espaço.
Perda de tempo no deslocamento de uma unidade a outra: trata de uma forma específica, mostra que, também, os desejos pessoais terminam por criar enormes prejuízos à organização, por causa do lapso de tempo decorrido entre unidades da organização.
Fonte: Hessel, José Ribeiro, Organizações e Métodos. Porto Alegre: DC Luzzato, 1985.
Postado por Fernanda Machado Diehlàs 17:20Um comentário:
Objetivos do Layout
Minimizar o investimento no equipamento;
Minimizar o tempo de produção;
Utilizar o espaço existente da forma mais eficiente possível;
Providenciar ao operador um posto de trabalho seguro e confortável;
Flexibilidade nas operações;
Diminuir o custo de tratamento do material;
Reduzir a variação dos tipos de equipamentos de tratamento do material;
Melhorar o processo de produção;
Melhorar a estrutura da empresa.
Fonte: Hessel, José Ribeiro, Organizações e Métodos. Porto Alegre: DC Luzzato, 1985
Postado por Fernanda Machado Diehlàs 17:00Um comentário:
Estratégia para o Estudo de Layout
De posse das informações preliminares, pode a gerência dar início ao estudo com uma sequência de etapas voltadas ao melhor arranjo do ambiente. Note que o pessoal responsável pelo estudo deve estar sempre próximo das pessoas, que também compõem seu objetivo de estudo. As etapas são as seguintes:
Calcular a área (necessária ou existente);
Fazer a planta baixa
Verificar o fluxo de pessoas e papéis;
Determinar a quantidade e natureza dos móveis e equipamentos;
Determinar a extensão e localização das instalações elétricas e hidráulicas;
Preparar e dispor as miniaturas de móveis e equipamentos;
Apresentar as alternativas do novo Layout;
Implantação e acompanhamento, observando:
– o transtorno causado em função de mudanças físicas;
– adaptação do pessoal ao novo espaço;
– adaptação do corpo social no espaço modificado;
– quais os novos fluxos de trabalho e as repercussões na distribuição do trabalho.
Fonte: Hessel, José Ribeiro, Organizações e Métodos. Porto Alegre: DC Luzzato, 1985.
Postado por Fernanda Machado Diehlàs 16:002 comentários:
Tipos de Layout - Layout em Corredor
Talvez o mais conhecido arranjo físico. É considerado muito bom para incentivar relações em grupo, principalmente quando o trabalho exige formação de equipes. Melhor ainda quando a exigência é a realização do trabalho em pequenas equipes.
Logicamente, a forma de estruturação da organização vai influir nesse e noutros tipos de arranjo físico. De qualquer maneira, a formação de unidades terá uma relação íntima com a distribuição das pessoas pelo espaço existente.
Desvantagens:
Preço que se paga para obter as divisórias
O espaço perdido na distribuição das salas
Fonte: VIEIRA, Augusto Cesar Gadelha; Manual de Layout
CNI, 1976, Rio de Janeiro – RJ
Postado
...