O Que é Sociologia
Artigo: O Que é Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Agronomia2010rsl • 25/3/2015 • 839 Palavras (4 Páginas) • 124 Visualizações
O que é sociologia
De acordo com Carlos Benedito Martins (1994), a sociologia é um projeto intelectual com muitas contradições ao entorno desta importante ciência, que tem tentado em sua trajetória dialogar com a civilização capitalista desde de sua criação até os dias atuais.
Segundo Carlos Benedito Martins (1994), o surgimento da sociologia se dá em um momento histórico marcado pela desagregação da sociedade feudal seguida pelo estabelecimento da civilização capitalista, onde neste contexto cientistas e filósofos perceberam a necessidade de se compreender as novas situações que vinham sendo estabelecidas.
Devido as rápidas transformações políticas, econômicas e culturais causadas pela Revolução Francesa e Revolução Industrial no século XVIII, tem-se esse período como um marco importantíssimo para o surgimento da sociologia, onde passa-se a ter novas formas de organização social da sociedade. O conjunto de mudanças trazidas por ambas revoluções, fizeram com que em um curto espaço de tempo cidades mudassem sua fisionomia, passando a se tornarem cidades que se industrializavam e urbanizavam em ritmo avançado, desencadeando assim, como essa nova forma de organização o êxodo rural. Nesse mesmo contexto, os setores industriais se encontravam aptos a absorverem trabalhadores mulheres e também crianças, cujo trabalhavam por extensos períodos e recebiam um salário de subsistência ainda inferior do recebido pelos homens. Ainda nesse cenário, devido ao intenso crescimento demográfico da população nas áreas urbanas, cujo não estavam estruturadas para suportarem esse grande crescimento, tem-se como consequência da industrialização e da inserção do sistema capitalista, aumento da criminalidade, violência, prostituição, e surtos de epidemias, cujo dizimaram parte da população.
Neste contexto, um fato de grande importância atrelado a revolução industrial, é o papel do proletário, que surge neste contexto desempenhando seu papel histórico na sociedade capitalista. Neste momento histórico, as classes trabalhadoras, começam a negar as condições de vida cujo estavam sendo submetidas, organizando assim sindicatos e associações para organização de manifestações. Este fato tem importância na sociologia, por estar “recrutando” indivíduos da população com ideais sociais para participarem ativamente dos problemas da sociedade. Desse modo, de acordo com Carlos Benedito Martins (1994) a sociologia constitui uma resposta intelectual as novas situações introduzidas pela revolução industrial e pela formação de uma sociedade capitalista. Vale ressaltar, que além de ambas revoluções e da introdução do capitalismo, outro fato que impulsionou para o desenvolvimento da sociologia, foram as mudanças de pensamentos, causados pela observação e experimentação resultando na acumulação de fatos, bem como pelas transformações econômicas que vinham ocorrendo na Europa desde o século XVI.
Em concordância com Carlos Benedito Martins (1994), o pensamento filosófico do século XVII teve enorme contribuição para o avanço do pensamento cientifico. Como exemplo disso, Francis Bacon (1561-1626) afirmou que a teologia deveria deixar de ser norteadora do pensamento, cedendo lugar para a observação e experimentação (dedução), afim de conhecer e formular leis sobre a sociedade. Passando-se a ter um pensamento mais racionalista diante dos fenômenos sociais naturais. Ressalta-se que todo este cenário influenciou historiados e filósofos da época como David
...